“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13401

ISSN 2237-9045
Instituição Faculdade Presidente Antônio Carlos de Visconde do Rio Branco
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Administração
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Daniela da Silva Lima
Orientador Giovani Blasi Martino Lanna
Outros membros Débora da Silva Lima, Lucas de Souza Moreira
Título O endomarketing na autopercepção dos colaboradores das academias esportivas em Visconde do Rio Branco, MG.
Resumo Introdução: O endomarketing possui foco nas pessoas objetivando otimizar a qualidade do relacionamento humano, promovendo ações que melhoram o relacionamento entre o colaborador, empresa e alunos no setor esportivo, visando promover estratégias para que os colaboradores percebam o quanto são importantes para a construção e o crescimento da organização onde está inserido. Objetivo: A finalidade desta pesquisa é analisar através da autopercepção dos colaboradores das academias esportivas no interior do Estado de Minas Gerais a cultura organizacional do endomarketing através do relacionamento empresa e colaboradores. Métodos: Participaram desta pesquisa cinco colaboradores das academias esportivas, situadas no município de Visconde do Rio Branco, na região da Zona da Mata Mineira. Os entrevistados possuem graduação (licenciatura e/ou bacharelado) em Educação Física ou áreas afins, destes 20% possuem pós-graduação lato sensu. O método de coleta de dados utilizado foi adaptado por Franzão (2007), onde a pesquisa proposta está inserida na modalidade descritiva, aplicando-se questionário estruturado na coleta de dados com perguntas fechadas, utilizando-se o método quantitativo para análise dos dados e identificação dos desafios do estudo. Para a análise da existência do endomarketing a pesquisa foi exploratória e descritiva na mensuração da compreensão, expectativas e vivência nas academias esportivas. Resultados: Conforme objetivo proposto destaca-se a seguir os principais fatores analisados sobre endomarketing na cultura organizacional. Os colaboradores utilizam de cooperação e colaboração nas suas relações profissionais, conforme opinião dos entrevistados, 60% concordaram totalmente, 20% de acordo e 20% em desacordo. Os funcionários são encorajados a se prepararem para eventos futuro, percebe-se que 80% dos entrevistados concordam totalmente e 20% estão de acordo. É valorizado o desempenho profissional dos funcionários dos quais 60% concordam totalmente, 20% em dúvida e 20% totalmente desacordo. Conclusão: Diante do exposto, o resultado do estudo revelou que os colaboradores em sua maioria apresentaram resultados similares, destacando o encorajamento visando o futuro profissional.
Palavras-chave Endomarketing, gestão, esporte.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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