“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13396

ISSN 2237-9045
Instituição Faculdade Presidente Antônio Carlos de Visconde do Rio Branco
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Administração
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Filipe Gomide Carelli
Orientador Giovani Blasi Martino Lanna
Título Marketing de relacionamento nas mídias sociais do setor público: uma análise da Prefeitura Municipal de Viçosa/MG
Resumo O marketing de relacionamento é pautado no diálogo e na comunicação personalizada com o objetivo de aproximar o cliente da organização. As mídias sociais propiciam o estreitamento relacional entre clientes e organizações. Sendo assim, organizações do setor público tem buscado utilizar esse espaço digital com o intuito de melhorar a comunicação com a sociedade. Diante dos benefícios presentes em uma comunicação efetiva e dialogada com a população e sendo as redes sociais locais propícios para a ocorrência do marketing de relacionamento, o problema norteador da presente pesquisa pauta-se na seguinte pergunta: Como a Prefeitura Municipal de Viçosa/MG interage com a população nas mídias (ou redes) sociais? Nesse contexto, o objetivo central da pesquisa foi analisar a interação da Prefeitura Municipal de Viçosa/MG, por meio da mídia social, Facebook, com a população. Especificamente pretendeu-se identificar que tipo de conteúdo é postado nessa mídia social e verificar a quantidade de interações (repostas, “curtidas” e “compartilhamentos”) que acontecem. Metodologicamente o estudo caracteriza-se como descritivo e estudo de caso. A coleta de dados foi realizada entre os dias 01 de julho e 31 de agosto do ano de 2018. Os dados foram coletados na página oficial da Prefeitura Municipal de Viçosa/MG no Facebook. Os resultados demonstraram que no período analisado a página oficial da Prefeitura no Facebook recebeu 12.398 curtidas, 3.638 reações, 1.420 compartilhamentos, 29.700 visualizações de vídeo e 540 comentários. No entanto, percebe-se que a Prefeitura apresentou uma baixa taxa de resposta às indagações dos cidadãos. Dos 540 comentários, somente 4,65% (n = 25) foram respondidos. Na parte de avaliação do Facebook também se obteve uma baixa taxa de resposta. De 246 avaliações, somente 10,17% delas tiveram algum tipo de resposta. Com relação aos tipos de postagens e assuntos mais postados, obteve-se que as postagens de imagens foram predominantes, já quanto ao assunto mais abordado o tema saúde recebeu maior destaque. Apesar das imagens serem as postagens mais recorrentes os resultados demonstraram que as postagens de vídeos recebem um número expressivo de visualizações. Diante dos resultados conclui-se que a Prefeitura Municipal de Viçosa/MG utiliza o Facebook como um local para propagar suas informações, campanhas, propagandas etc., mas percebe-se que não usufrui dessa mídia, de forma efetiva, para estabelecer um relacionamento dialogal com os cidadãos. Com a variedade de recursos disponíveis na plataforma do Facebook é possível ir além de somente divulgar informações, é possível estreitar o relacionamento com os cidadãos por meio de uma maior interação e respostas às indagações apresentadas pela sociedade nessa mídia social. Infere-se, portanto, que a Prefeitura poderia utilizar, como estratégia de relacionamento em sua comunicação, um maior número de postagens em formato de vídeo, pois esse formato despertar maior interesse aos usuários do Facebook.
Palavras-chave Marketing de relacionamento, Mídias sociais, Serviço público
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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