“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13376

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística
Setor Departamento de Letras
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Gabriela Vieira Pena
Orientador ANA MARIA FERREIRA BARCELOS
Título Uberização docente e suas implicações no ensino de Língua Inglesa
Resumo Historicamente, a organização do trabalho está em constante mudança e, atualmente, é possível presenciar novas formas de trabalho pautadas na flexibilização das demandas e das relações trabalhistas. Como consequência, essas tendências mercadológicas alcançam também os profissionais docentes. No caso dos professores de línguas estrangeiras e, mais especificamente, no dos professores de língua inglesa (LI) existe, por exemplo, a contratação de professores como instrutores e a normalização da prática de atuação de professores práticos. Na linguística aplicada, alguns trabalhos já criticam a legitimação de algumas praticas recorrentes, como a vivência no exterior como requisito essencial para a contratação de candidatos a professores (MAZARI, 2009); e a crença do falante nativo como o professor ideal para o ensino de línguas (AVALOS-RIVERA & CORCORAN, 2017). Além disso, o alto índice de desemprego entre os universitários pode acarretar a criação de estratégias de subsistência (LOPES, 2018), fazendo com que muitos encarem o ensino de línguas como um bico, sem estarem preparados para tal. Apesar dessa situação preocupante para os profissionais de ensino de línguas, há uma lacuna de pesquisas que se dedicam a investigar esse fenômeno e suas implicações. Assim, este trabalho, que se insere no campo de estudos sobre a formação de professores de línguas e sobre o ensino de língua inglesa, teve por objetivo compreender de que forma o fenômeno de uberização docente ocorre no contexto de ensino de língua inglesa e quais as suas implicações para a contratação de professores de LI. Como base teórica utilizamos o conceito de Uberização do Trabalho, proposto pela socióloga e doutora em Educação Selma Venco (2019). Para a realização da pesquisa foram utilizados documentos públicos, sendo eles a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e as Convenções Coletivas de Trabalho (CCT's) do Sindicato dos Empregados em Entidades de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional no Estado de Minas Gerais (SENALBA-MG) e dos Sindicato dos Professores do estado de Minas Gerais (SINPRO-MG) e Sindicado dos Cursos Livres de Idiomas do Estado de Minas Gerais (SINDILIVRE-IDIOMAS/MG). Os resultados parciais sugerem que a contratação de professores que não possuem formação específica para o trabalho influencia diretamente a precarização das condições de trabalho e a desvalorização dos profissionais licenciados. Além disso, tal prática pode acarretar a instabilidade da profissão e, consequentemente, a intensificação da carga de trabalho para os profissionais. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.
Palavras-chave Ensino de línguas, Professores Práticos, Uberização Docente
Forma de apresentação..... Vídeo
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