“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13356

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística
Setor Departamento de Letras
Bolsa FUNARBIC/FUNARBE
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Ana Claudia Mello da Silva
Orientador JOZIANE FERRAZ DE ASSIS
Outros membros Beatriz Kyanne Pereira de Lima
Título O PIBID e a formação docente em língua espanhola: investigando uma prática
Resumo São de conhecimento corrente nas universidades brasileiras os benefícios que trouxeram os PIBID das diferentes áreas de conhecimento, tanto para a escola, quanto para a universidade e para os estudantes e graduandos. Entretanto, o PIBID de Espanhol da UFV possuiu uma especificidade – aconteceu nas aulas de Inglês, já que a escola não oferece o componente curricular Língua Espanhola em sua grade – que o tornou atípico e que nos instigou a conhecer mais detidamente os meandros da formação de professores que ocorreram durante sua vigência. O programa ocorreu entre 2019 e 2020, contando com 8 bolsistas e 1 professora supervisora, e funcionou na Escola Municipal Coronel Antônio da Silva Bernardes (CASB) no centro da cidade de Viçosa. Nossa opção por realizá-lo nessa escola teve um fator determinante, a presença de 2 alunos refugiados venezuelanos. Tal condição colocou a escola em situação especial e criou a demanda por maior integração entre esses estudantes e os colegas brasileiros. Como objetivo geral da pesquisa queríamos conhecer os processos da formação inicial docente dos participantes do PIBID Letras-Espanhol da UFV desencadeados por sua atuação no Programa. Entre os principais objetivos específicos estavam: verificar o impacto do PIBID Letras-Espanhol na escola onde se realizou e no processo de aprendizagem dos alunos e identificar os aspectos positivos e negativos da atuação do PIBID Espanhol nas aulas de Inglês. Para atingir esses objetivos, procedemos à triangulação dos dados gerados por questionários aplicados aos alunos, professora supervisora e direção da escola para conhecer seus pontos de vista sobre as atividades realizadas pelo Programa em sala de aula e escola e pelo diário de memória dos bolsistas de iniciação à docência participantes. Logo, a metodologia utilizada foi qualitativa e interpretativista. Em suma, alunos, profissionais e bolsistas apresentaram relatos que coincidiram ao citarem questões como o benefício do programa para a formação dos pibidianos, o reconhecimento dos bolsistas quanto à profissão que querem seguir, o conhecimento de novas metodologias de ensino e a melhoria dos alunos no desempenho e na motivação para aprender. Houve coincidências, também, nos relatos de aspectos negativos como as reclamações a respeito da escola e o mau uso do tempo e do espaço dedicados às atividades. A única divergência encontrada foi na percepção sobre o funcionamento do PIBID-Espanhol nas aulas de inglês, tendo em vista que um dos alunos aponta isso como algo negativo enquanto um bolsista viu algo positivo nesse aspecto do Programa. O PIBID foi essencial para os bolsistas, posto que puderam aperfeiçoar a prática docente e tiveram contato com uma situação real de sala de aula e com a realidade de uma escola pública, estimulando o senso crítico. A pesquisa contribuiu para a compreensão da formação de professores de línguas em âmbito geral e, ainda, para a formação de um professor questionador e reflexivo de sua realidade.
Palavras-chave PIBID, Formação Docente, Língua Espanhola
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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