“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13355

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Júlia Oliveira Pulier
Orientador LAURA PRONSATO
Outros membros ANDREA BERGALLO SNIZEK
Título Estudos Aplicados sobre Técnica Corporais, Imaginário e Composição em Dança.
Resumo Esta pesquisa foi realizada em parceria com o projeto de pesquisa PIBIC/CNPQ 2019/2020 “Estudos de Composição em Dança/Performance: Os Arquétipos do Tarot como Referência Motivacional para um Processo de Criação”, de autoria do coreógrafo Carlos Eduardo Guimarães e com Núcleo de Estudos e Práticas Artístico Corporais (NEPARC), no curso de Dança da Universidade Federal de Viçosa, em 2019/2020. Os objetivos compreenderam analisar a compreensão dos intérpretes do NEPARC, sobre suas rotinas de preparação corporal, durante um processo de composição/espetáculo; aplicar uma proposta de preparação corporal/artística e, construir uma nova proposta com foco na prevenção de lesões e na não separação do fazer fisico/ações corporais, do fazer artístico/estados de presença/embodyment em favor da obra. O objeto de estudo compreendeu estratégias de preparação corporal/artística para dança contemporânea, tendo com eixo norteador de estudo as representações dos intérpretes-criadores, professores e coreógrafos sobre os desafios de se pensar e aplicar propostas em favor de processos de composição de forma eficaz. Os pontos de referẽncia foram discussões e reflexões críticas sobre o campo da dança feitas a partir da revisão bibliográfica.Trata-se de uma pesquisa de perfil qualitativo que implicou a inserção do pesquisador no território/contexto para a realização de um mapeamento a partir de seu ponto de vista. Dentre as questões/problemas que emergiram da pesquisa, as mais recorrentes e preocupantes foram as escolhas e aplicações metodológicas, uma vez que estas poderiam levar a lesões articulares e/ou musculares, inicialmente. Este elemento tem interdependência direta com a capacidade de observação do aluno sobre o exercício e seu entendimento de alinhamento postural e o potencial articular do próprio corpo para então utilizá-lo de forma salubre e consciente. Quando não utilizados de forma consciente, exigirá ainda mais do trabalho do professor que terá que elaborar uma aula focada nos objetivos específicos, sem deixar de contemplar ou desenvolver aquilo que ainda não está disponível por parte do artista. Portanto, a singularidade desta pesquisa se situa no elaborar uma preparação corporal/artística interdependente de fatores específicos do contexto de sua aplicação, levando em consideração a percepção global e periférica, a observação ativa dos intérpretes criadores e o perfil do projeto para o qual o corpo/sujeito será preparado e essa ambiência afeta diretamente a rede de relações e resultados estabelecida.
Palavras-chave Preparação Corporal, Imaginário, Dança
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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