Resumo |
A consciência crítica do ato de ler se dá a partir de sua prática. A leitura de artigos científicos voltados para a área de formação é de grande importância, tanto para adquirir e praticar a leitura crítico-reflexiva, quanto para obter mais conhecimento sobre temas pertinentes à graduação que não são possíveis de serem vistos em sala de aula. A leitura crítica também se torna fundamental para que se possa passar a informação para outrem de forma fidedigna aos dados citados no artigo que será explanado. Essas práticas auxiliam no treinamento do aluno para futuras apresentações. O Programa de Educação Tutorial em Nutrição da Universidade Federal de Viçosa (PET NUT/UFV), com o objetivo de desenvolver a oralidade, capacidade crítica e poder de argumentação do petiano, agregando, assim, conhecimento aos demais membros do grupo, realiza apresentações e discussões de artigos científicos, atividade intitulada “PET Artigos”. A atividade é realizada quinzenalmente e os temas abordados devem ser atuais e pertinentes à formação do nutricionista, dando destaque àqueles que são pouco explanados durante a graduação. A apresentação é realizada por um petiano e, em seguida, os demais membros do grupo e a tutora podem realizar perguntas acerca do artigo apresentado. Faz-se também uma avaliação da apresentação. Além disso, os petianos costumam colocar ao final da apresentação uma frase de incentivo, explicando porque a escolheu. Como resultado, foram apresentados, entre abril e julho de 2020, 8 artigos com temas variados, abordando desde aspectos nutricionais de portadores de Síndrome de Down, efeitos do consumo de café sobre sintomas gastrointestinais, ortorexia nervosa em estudantes de nutrição, entre outros. Assim, percebe-se que o “PET Artigos” prepara o estudante para demais apresentações que este realizará durante a sua graduação, complementando a formação dos petianos, inteirando-os acerca de diversos assuntos atualizados sobre nutrição. Também é possível notar que o petiano que está apresentando necessitou utilizar seus conhecimentos obtidos em disciplinas no curso para conseguir ter total entendimento do artigo, podendo, assim, realizar a leitura, interpretação e apresentação de forma crítica-reflexiva. Portanto, é possível inferir que esta atividade é de grande valia para a formação dos graduandos que fazem parte do PET NUT/UFV. |