“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13352

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Administração
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FNDE
Primeiro autor Fabrício Fiorese Zancanela
Orientador BRUNO TAVARES
Outros membros Adriele Aparecida Gomes de Bem, Carla Eduarda Tomaz, Flavia Aparecida Moreira, Keila Pierre Oliveira
Título Projeto Capacidade Crítica: aprimorando o pensamento crítico durante a quarentena
Resumo O Programa de Educação Tutorial em Administração (PET-ADM/UFV) buscou atenuar os efeitos do isolamento social provocado pela pandemia por meio de ações que, além de manter a saúde mental dos membros durante os primeiros meses de quarentena, proporcionassem ampliar a formação profissional, cívica e humana. O projeto de ensino "Capacidade Crítica: aprimorando o pensamento crítico durante a quarentena" foi o modo escolhido, adaptando-se para o meio virtual a experiência bem sucedida em contextos presenciais. O objetivo do projeto foi estimular o senso crítico dos membros do programa, ajudando-os a desenvolver habilidades e competências de análise crítica por meio da leitura de livros de divulgação científica e a análise de filmes. O conteúdo de cada encontro foi previamente programado e girava em torno de um filme/documentário e de livros ou capítulos. Os livros escolhidos foram: “Rápido e Devagar: duas formas de pensar” de Daniel Kahneman e “Homo Deus: uma breve história do amanhã” de Yuval Harari. Os filmes foram: “Indústria Americana”, “Sociedade dos Poetas Mortos”, “Fome de Poder”, “O Contador de Histórias”, “O lobo de Wall Street”, “A Grande Aposta”, “Gênio Indomável”, “Primeira Chegada”, “A Lavanderia”, “O Menino que Descobriu o Vento”, “O Jogo da Imitação” e “Nunca Deixe de Lembrar”. Os encontros caracterizaram-se por interação, reflexão e troca de saberes. O debate trabalhava formação coletiva, compreensão aprofundada dos conteúdos e ampliação da visão analítica por meio da construção comum a partir de pontos de vista complementares ou mesmo contraditórios. Ao todo foram 12 (doze) encontros semanais síncronos (on-line), com duração média de 90 (noventa) minutos, por meio da plataforma “Google Meet” e, em maioria, por meio do aplicativo “Whatsapp”, sendo os comentários realizados por meio de textos e áudios. Em média eram trocadas cerca de 400 mensagens por encontro. Como transbordamento, houve a divulgação nas redes sociais do PET-ADM intitulando-se de “CINEPET”. Assim, os demais estudantes foram estimulados a buscar desenvolverem-se de maneira reflexiva, interativa e prazerosa, contribuindo para a saúde mental, para formação crítica, profissional e para a sensibilidade humana. O projeto construiu um espaço coletivo de análises de diferentes realidades, ampliando a visão de mundo dos participantes por meio da troca de experiências e compartilhamento das percepções. Foi possível promover o espírito de participação e socialização entre membros do grupo mesmo durante um período marcado pelo isolamento social. Por fim, foi perceptível o aperfeiçoamento de habilidades demandadas pela sociedade e convergentes com a finalidade do programa e que devem ser aplicadas no caminho da vida profissional dotados de autonomia, cidadania, liderança, e boa comunicação.
Palavras-chave Crítica, PET, Ensino
Forma de apresentação..... Vídeo
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