“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13351

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde coletiva
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Ingrid Luiza Viegas Silva
Orientador MIRIAN SANTANA BARBOSA
Outros membros Andrezza Sant Anna Porto , Antonio Aparecido Branco Júnior, Flaviano Diego Meirelles Mendes, Lara Camargo de Oliveira, Mayda Souza Soares, MIRELLA LIMA BINOTI, Myrella Lacerda de Freitas, Ruama da Silva Lima
Título Construção de Projeto Terapêutico Singular por membros do PET Saúde-Interprofissionalidade e uma equipe interprofissional na Atenção Primária à Saúde
Resumo Introdução: O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é uma ferramenta comumente utilizada em pacientes assistidos pela Saúde Mental, e se constitui por um conjunto de propostas terapêuticas articuladas para um indivíduo, uma família ou um grupo a partir de uma discussão coletiva entre uma equipe interprofissional, e pode ser recorrido para contribuir na formação de estudantes da área da saúde.
Objetivo: O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência vivenciada pelo grupo interprofissional do Programa de Educação pelo Trabalho (PET) - Saúde da Universidade Federal de Viçosa, que atua em conjunto com uma equipe da Estratégia de Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde Barrinha, em Viçosa, Minas Gerais.
Descrição das principais ações: Inicialmente o grupo do PET se capacitou para compreender o PTS e facilitar a busca ativa de um paciente assistido pela unidade que estivesse em acompanhamento pela equipe devido a algum transtorno mental. O caso selecionado trata-se de uma paciente de 48 anos, viúva, portadora de transtorno bipolar com episódios psicóticos, dificuldade no uso dos medicamentos, internações recorrentes, déficit de inserção social, baixa renda, suporte familiar insuficiente e relação conflituosa com os vizinhos. Dois alunos do grupo analisaram o prontuário e posteriormente realizaram uma visita domiciliar para conhecer a paciente, sua família e seu contexto de vida. A partir daí, compreenderam melhor a dinâmica familiar, do convívio, da rede de apoio, e também da saúde e do enfrentamento da doença, de maneira ampliada. Assim, os alunos, juntamente com o grupo interprofissional, iniciaram o planejamento do PTS, buscando os problemas, estabelecendo as metas e propondo estratégias efetivas para a atuação e discussão da equipe.
Resultados: Uma das propostas desse planejamento é fazê-lo em conjunto com o paciente e sua família, o que não se concretizou, uma vez que apesar de o acolhimento ter sido positivo no primeiro contato em domicílio, as outras tentativas foram caracterizadas pela recusa da paciente em receber qualquer membro da equipe, representando um dos inúmeros desafios da prática clínica. Logo, o grupo entende a importância da experiência para a formação dos alunos, que conseguiram vivenciar o trabalho interprofissional na prática, percebendo que a construção do PTS não se dá de maneira simples e estática, mas sim cheia de desafios e turbulências, como a falta de acompanhamento pela família da paciente e outros fatores presentes em função da complexidade dessa assistência. Por isso, os debates interprofissionais são significativos para os ganhos cognitivos ao longo dessa construção, tanto para os alunos quanto para a equipe.
Conclusão: Destarte, esse evento permitiu que os estudantes enfrentassem desafios e encarassem situações extremas e completamente novas, fortalecendo-os e empoderando-os diante desse complexo cenário, proporcionando, também, a partir dessa prática, lições importantes de crescimento profissional e humano.
Palavras-chave Saúde Mental, Atenção Primária à Saúde, Educação Interprofissional
Forma de apresentação..... Vídeo
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