“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13343

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Serviço social
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Fabiano Eloy Atilio Batista
Orientador RITA DE CASSIA PEREIRA FARIAS
Título Imagens, discursos e produções de sentidos no quadro televisivo ‘De volta para meu aconchego’
Resumo Este trabalho busca refletir sobre a midiatização dos processos migratórios de nordestinos na mídia televisiva brasileira. Para tanto, enfatiza-se que a televisão é um dos meios de comunicação mais acessível e que se encontra mais presente em sociedade, possuindo um número significativo de audiência, independente de raça, classe, sexo ou nível de escolaridade. Nesse sentido, cada vez mais a atenção dos telespectadores vem sendo mantida através de inúmeros shows de luzes, cores, choros e súplicas do que de fato pela narrativa. Nessa conjectura, a partir de uma noção estereotipada veiculada através do discurso midiático a região Nordeste, em grande parte, possui uma representação atrelada a questões negativas. Essas inúmeras representações, por sua vez, acabam fazendo parte de um ideário que dá o tom na composição de um imaginário coletivo para a região, e por finalidade, para as pessoas que ali vivem. Assim, o nordestino acredita que ao migrar estará em certo modo se desvinculando de tais estigmas e estereótipos. Contudo, ao chagarem em seus destinos acabam por sofrerem ainda mais. O objetivo desse trabalho é trazer reflexões iniciais acerca dos estereótipos e estigmas atribuídos ao migrante nordestino e ao Nordeste, a partir da análise dos discursos e das imagens produzidas no/pelo quadro ‘De volta para meu aconchego’. A pesquisa possui uma abordagem de natureza qualitativa de caráter descritiva, por meio da qual buscou-se descrever e compreender os fatores que se encontram imbricados nas representações midiáticas dos processos migratórios de nordestinos na mídia televisiva brasileira. A coleta de dados, se deu por meio de fontes secundárias e públicas, configurando a pesquisa como documental, marcada por um entrelaçamento bibliográfico. As análises se deram mediante uma inspiração na perspectiva da análise fílmica, buscando (de)codificar os elementos que compõe a narrativa. Enquanto resultados podemos destacar que: é nessa mudança que esses indivíduos descobrem que, ao migrarem, seus costumes e hábitos nessa nova localidade são conflitantes, sofrendo, uma séria de violências físicas, simbólicas e institucionais. O quadro se caracteriza como um mecanismo assistencialista, no qual tudo é um prol da dita “felicidade” dos participantes. E para isso vale tudo. Evidencia-se que o quadro cria uma série de espetáculos vexatórios e constrangedores, visando manter e conquistar a audiência. O Nordeste e o nordestino, em grande parte, são retratados a partir de conjuntos discursos e imagéticos que continuam reforçando os imaginários do retirante, analfabeto, dentre outros aspectos negativos. Conclui-se que são cada vez mais necessárias problematizações acerca dos discursos midiáticos, que em certo modo, acabam por naturalizar (e reproduzir) narrativas que precisam ser tencionados e repensados, para que assim possamos minimizar os estigmas e a criação de estereótipos acerca de grupos sociais.
Palavras-chave Migração, Representação Social, Mídia
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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