ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Administração |
Setor | Departamento de Administração e Contabilidade |
Bolsa | PET |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | FNDE |
Primeiro autor | Luiza Melo Fernandes Moreira |
Orientador | BRUNO TAVARES |
Outros membros | Lara Ventura Machado, Leidiane Carvalho Silva, Paula Simoes Vieira, Rodrigo de Jesus Vilela Eiras |
Título | Projeto Capacidade Crítica: desenvolvendo a Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante a quarentena |
Resumo | O Programa de Educação Tutorial (PET) tem como finalidade desenvolver competências técnicas, profissionais, humanas e cívicas em seus participantes e nos estudantes dos cursos aos quais se vinculam. A pandemia e a consequente política de isolamento social exigiu a reformulação de ações, práticas e estratégias para a realização de seu propósito. Uma das experiências de adaptação do Programa de Educação Tutorial em Administração (PET-ADM/UFV) foi a implementação do “Projeto Capacidade Crítica: desenvolvendo a Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante a quarentena”. Realizado em 2018, o projeto foi retomado em 2020 numa configuração adaptada ao ambiente virtual e às práticas remotas de atividade tendo como objetivo, além do ensino de noções elementares da língua em si, promover a empatia, o respeito às diferenças e a prática da cidadania. A metodologia baseou-se na seleção e envio de vídeos utilizando-se das plataformas Youtube e Whatsapp. Os facilitadores foram membros do PET-ADM/UFV já contextualizadas com a língua de sinais devido a participações em disciplinas de libras ofertadas pela UFV. Os conteúdos tratados foram: contexto histórico dos surdos e da língua de sinais, a importância da inclusão dos surdos, os cinco parâmetros, a cultura surda, o vocabulário, o alfabeto e os numerais. A partir disso, possibilitou-se além da realização individual prática dos movimentos de configuração de mão ensinados em muitos vídeos, conhecer mais a fundo sobre a identidade, a história e a cultura dos surdos brasileiros. Por exemplo, o grupo aprendeu sobre como realizar e interpretar os sentimentos na linguagem de sinais como felicidade, alegria, dor, entre outros. Como resultado, o trabalho construiu um espaço coletivo de análise de realidade estudada, ampliando a visão de mundo dos participantes sobre a comunidade surda por meio da troca de experiências, aprendizagem e compartilhamento das percepções. Por fim, os momentos dedicados ao estudo da língua de sinais foram marcados pela atenção à importância das diferenças na sociedade. |
Palavras-chave | Libras, PET, Ensino |
Forma de apresentação..... | Vídeo |
Link para apresentação | Vídeo |
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