“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13337

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Administração
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FNDE
Primeiro autor Luiza Melo Fernandes Moreira
Orientador BRUNO TAVARES
Outros membros Lara Ventura Machado, Leidiane Carvalho Silva, Paula Simoes Vieira, Rodrigo de Jesus Vilela Eiras
Título Projeto Capacidade Crítica: desenvolvendo a Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante a quarentena
Resumo O Programa de Educação Tutorial (PET) tem como finalidade desenvolver competências
técnicas, profissionais, humanas e cívicas em seus participantes e nos estudantes dos
cursos aos quais se vinculam. A pandemia e a consequente política de isolamento social
exigiu a reformulação de ações, práticas e estratégias para a realização de seu propósito.
Uma das experiências de adaptação do Programa de Educação Tutorial em Administração
(PET-ADM/UFV) foi a implementação do “Projeto Capacidade Crítica: desenvolvendo
a Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante a quarentena”. Realizado em 2018, o
projeto foi retomado em 2020 numa configuração adaptada ao ambiente virtual e às
práticas remotas de atividade tendo como objetivo, além do ensino de noções elementares
da língua em si, promover a empatia, o respeito às diferenças e a prática da cidadania.
A metodologia baseou-se na seleção e envio de vídeos utilizando-se das plataformas
Youtube e Whatsapp. Os facilitadores foram membros do PET-ADM/UFV já
contextualizadas com a língua de sinais devido a participações em disciplinas de libras
ofertadas pela UFV. Os conteúdos tratados foram: contexto histórico dos surdos e da
língua de sinais, a importância da inclusão dos surdos, os cinco parâmetros, a cultura
surda, o vocabulário, o alfabeto e os numerais. A partir disso, possibilitou-se além da
realização individual prática dos movimentos de configuração de mão ensinados em
muitos vídeos, conhecer mais a fundo sobre a identidade, a história e a cultura dos surdos
brasileiros. Por exemplo, o grupo aprendeu sobre como realizar e interpretar os
sentimentos na linguagem de sinais como felicidade, alegria, dor, entre outros. Como
resultado, o trabalho construiu um espaço coletivo de análise de realidade estudada,
ampliando a visão de mundo dos participantes sobre a comunidade surda por meio da
troca de experiências, aprendizagem e compartilhamento das percepções. Por fim, os
momentos dedicados ao estudo da língua de sinais foram marcados pela atenção à
importância das diferenças na sociedade.
Palavras-chave Libras, PET, Ensino
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,63 segundos.