“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13329

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Medicina
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Talita Rossi Botim
Orientador BRUNNELLA ALCANTARA CHAGAS DE FREITAS
Outros membros DEBORA CARVALHO FERREIRA, Lilian Cassimiro de Oliveira, Mikelen de Oliveira
Título A percepção dos pacientes em relação a presença de aluno de medicina durante os atendimentos em cenário de prática ambulatorial
Resumo Introdução: A presença do estudante de medicina durante as consultas médicas nos ambulatórios do SUS (Sistema Único de Saúde) resulta em um ambiente diferente do atendimento médico usual, contudo, esta participação ativa em cenários de prática é fundamental para formação profissional. Há indícios na literatura que demonstram percepções positivas e negativas dos pacientes em relação a estas práticas. Em Viçosa, como o curso de medicina ainda é recente, verificou-se a necessidade de conduzir um estudo sobre a percepção dos pacientes em relação à presença do estudante durante os atendimentos médicos. Objetivos: Avaliar, sob o ponto de vista dos usuários do serviço, a inserção do acadêmico de medicina em práticas ambulatoriais; Levantar possíveis necessidades de melhoria no processo de formação dos alunos e de aprimoramentos no atendimento à população. Metodologia: Foi realizado um estudo transversal e descritivo, sendo entrevistados 200 usuários no período de 6 meses durante o ano de 2019, na Unidade de Atendimento Especializado em Saúde, ambulatório da Universidade Federal de Viçosa (UFV), vinculado ao SUS, localizado em Viçosa, Minas Gerais. Como instrumento, utilizou-se um questionário com 16 questões objetivas e 1 dissertativa. Resultados: Dentre os principais resultados, a proporção de pacientes que julgaram a duração do atendimento adequada foi maior entre aqueles que relataram terem sido informados previamente sobre a realização do atendimento por estudantes acompanhados do professor, em relação aos que relataram não terem sido informados (94,0% vs. 76,5%; p=0,012), demostrando a importância dessa informação prévia para maior compreensão e satisfação do paciente em relação ao atendimento. Além disso, 95,5% relataram que receberam mais explicações de sua condição de saúde no atendimento com a presença do estudante, revelando a necessidade de aprimorar informações transmitidas aos pacientes durante atendimentos de rotina sem o estudante. Uma pequena parte dos pacientes relatou alguns aspectos negativos dos atendimentos, envolvendo desrespeito por parte dos alunos (4%), avaliação da duração do atendimento como inadequado (7,5%) e episódios de constrangimento durante a consulta (11%), dados que demonstram a necessidade de aprimoramento. Apesar disso, 98,5% dos entrevistados se sentiram satisfeitos com o atendimento, o que pode ser relacionado ao contentamento em ajudar os estudantes e ao recebimento de mais informações sobre sua saúde. Conclusão: A pesquisa demonstra a importância de se informar previamente ao paciente que o atendimento será feito por estudantes de medicina acompanhados do professor, pois esse fator influencia diretamente a percepção final dos pacientes sobre o atendimento. Há pontos que podem ser melhorados como buscar medidas que diminuam o constrangimento dos pacientes e aprimorem uma postura mais empática e respeitosa dos estudantes, visando o bem estar dos pacientes atendidos.
Palavras-chave Educação Médica, Saúde Pública, Assistência ao Paciente
Forma de apresentação..... Vídeo
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