Resumo |
Os consumidores estão buscando, cada vez mais, produtos que proporcionem benefícios à saúde. O leite de cabra e derivados são alternativas, pois têm elevado valor nutricional, componentes biofuncionais naturais e hipoalergenicidade. A jabuticaba também é uma alternativa, pois é rica em antocianinas, ferro, fósforo, vitamina C e niacina. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa mercadológica do novo produto Leite fermentado de cabra com sabor de jabuticaba para caracterizar os consumidores potenciais com relação às suas motivações, hábitos de consumo e conhecimento sobre os benefícios do produto à saúde. Além disso, objetivou-se desenvolver estratégias de promoção de vendas para o novo produto utilizando o aplicativo PicsArt. O questionário online, composto por 15 questões sobre dados sociodemográficos, hábitos e motivações de consumo, foi aplicado a 408 entrevistados. Análise exploratória descritiva foi realizada nos resultados por meio do software SPSS 15.0. O leite fermentado foi um produto consumido por 82,6% dos entrevistados, mas com frequência variada (34,3% dos entrevistados consomem leite fermentado de 15 em 15 dias), sendo essa inferior à ingestão diária recomendada para que esse proporcione benefícios à saúde. A maioria dos entrevistados (61,3%), apesar de afirmar ter conhecimento sobre os benefícios que o leite fermentado proporciona à saúde, errou os seus reais benefícios e confundiu termos alimentares. O leite de cabra foi um produto desconhecido por 74,3% dos respondentes. Os principais motivos para gostar do leite de cabra foram: sabor suave, rico em cálcio, boa digestibilidade e não causar alergia. Entretanto, os principais motivos para não gostar do leite de cabra foram: sabor não agradar e remeter à cabra, cheiro ser forte e ser mais caro. 66,2% dos participantes consumiriam o leite fermentado de cabra com sabor de jabuticaba procurando contribuir com a saúde, pois ele foi mais associado com alimentação saudável e cuidado com a saúde, sendo os benefícios à saúde mais conhecidos: manutenção do equilíbrio da microbiota intestinal, não causar alergia em pessoas que são intolerantes a proteína do leite de vaca, possuir antocianinas para melhorar a circulação sanguínea e combater a diarreia. O preço mais indicado para esse novo produto por 54,7% dos participantes foi de até R$ 10,00 por uma embalagem de 900g, com a combinação de cores roxa e branca (80,4%). Dessa forma, estratégias de promoção de vendas, tais como propagandas por meio de cartazes, panfletos, banners em redes sociais que se basearam, principalmente, no apelo de saudabilidade foram desenvolvidas, a fim de alcançar os consumidores potenciais desse novo produto, informá-los sobre os benefícios desse alimento, bem como para conquistar o sucesso do mesmo no mercado competitivo. |