“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13326

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Agronomia
Setor Departamento de Entomologia
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Bruno Pandelo Brugger
Orientador JOSE COLA ZANUNCIO
Outros membros Angelica Plata-Rueda, Carlos Henrique Martins de Menezes, Valdeir Celestino dos Santos Júnior, Veronica Cañas Mesa
Título Taxa respiratória de Podisus nigrispinus (Heteroptera: Pentatomidae) exposto aos constituintes (acetato de geranila e citral) do óleo essencial de capim-limão (Cymbopogon citratus)
Resumo O percevejo predador Podisus nigrispinus Dallas (Heteroptera: Pentatomidae) é usado no controle biológico e preda espécies Lepidoptera e Coleoptera que são pragas em lavouras agrícolas. Os constituintes de óleos essenciais representam uma alternativa para o controle de pragas com uma degradação rápida no ambiente, tornando-os adequados para o manejo de insetos. Objetivo foi avaliar a taxa respiratória de P. nigrispinus na presença dos constituintes do óleo essencial de capim-limão, acetato de geranila e citral. As doses de acetato de geranila, citral (DL50 e DL90) e controle (H2O) foram aplicadas ao tórax de ninfas de terceiro instar de P. nigrispinus e os bioensaios de respirometria foram realizados 3 h após as ninfas serem expostas ou não ao acetato de geranila ou citral. Uma ninfa de P. nigrispinus de terceiro instar foi colocada por câmara do respirômetro (25 mL) conectada a um sistema fechado. Dez câmaras respiratórias foram utilizadas por tratamento. A produção de dióxido de carbono (CO2) (μL de CO2 h-1 / inseto) foi medida com analisador de CO2 TR3C tipo respirador (Sable System International, Las Vegas, EUA). A frequência respiratória foi submetida à análise de variância (tempo × tratamento com o constituinte) e teste de Tukey HSD (P <0,05) quando apropriado (PROC GLM). Os dados da taxa de respiração foram analisados usando o programa SAS User (v. 9.0) para Windows. A taxa de respiração (μL de CO2 h-1 / inseto) de ninfas de terceiro instar de P. nigrispinus diferiu entre o DL50 e o DL90 do acetato de geranila (F2,48 = 4,81; P <0,001) e do citral (F2, 48 = 22,19; P <0,001). A frequência respiratória entre 1 e 3 h foi diferente para ninfas de P. nigrispinus de terceiro instar, com acetato de geranila (F2,48 = 5,12, P <0,001) e citral (F2,48 = 8,32; P <0,001).Os constituintes do óleo essencial de capim-limão, acetato de geranila e citral, causaram mudanças na taxa respiratória de ninfas de terceiro instar desse predador, isso sugere cautela no uso destes constituintes no manejo integrado de pragas com o predador P. nigrispinus.
Palavras-chave Comportamento, Controle biológico, Toxicidade
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,66 segundos.