“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13266

ISSN 2237-9045
Instituição Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Planejamento urbano e regional
Setor Departamento de Biologia Geral
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Gisely Teixeira Pires Groppo
Orientador Vinicius Silva Monteiro
Outros membros Lucas de Souza Moreira
Título Avaliação rápida de integridade ambiental do rio Xopotó no município de Visconde do Rio Branco, MG
Resumo Introdução: Por causa dos conflitos socioambientais torna-se essencial uma administração adequada dos recursos naturais em função do crescimento populacional. Com o monitoramento ambiental, integralizado e contínuo dos recursos hídricos, é identificado o estado atual e as causas que influenciam em sua qualidade, sendo uma das primeiras necessidades para um futuro manejo adequado desse ecossistema.
Objetivo: O objetivo deste estudo teve como objetivo aplicar o Protocolo de Avaliação Rápida, proporcionando o diagnóstico da atual condição ambiental de trechos do Rio Xopotó que cortam o município de Visconde do Rio Branco (MG).
Métodos: O estudo foi realizado em pontos do Rio Xopotó no município de Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata do Estado de Minas Gerais. A temperatura média anual do município é de 23,9º C, com médias das máximas e mínimas de 31,9 e 16º C, sua extensão possui relevo ondulado, com altitude média de 350 m. O índice pluviométrico anual é de 1.100 mm, com as chuvas centralizadas no período de outubro a março apresentando de acordo com a classificação climática de Köppen, o clima Cwa. A aplicação do protocolo de avaliação rápida foi realizada em nove pontos do rio, divididos em três áreas: área 1, pontos do rio localizados a montante da área urbanizada; área 2, pontos localizados na área urbanizada; e na área 3, pontos localizados a jusante da área urbanizada. Utilizou-se o Protocolo de Avaliação Rápida, adaptado de Callisto et al. (2002), onde as avaliações do corpo d’água são feitas através de observações, in situ, por meio de uma lista de parâmetros físicos e biológicos pré-definidos.
Resultados: Em todas as áreas a “presença de mata ciliar” e a “extensão de mata ciliar”, apresentaram ausentes, os parâmetros receberam a nota média de 0 pontos. Isso sucedeu possivelmente devido a atividade antrópica (madeireiros, agricultores, pecuaristas, indústria e expansão urbana), onde desmatam para utilização da madeira, queimam para geração de energia e implantam pastagens, acarretando vários problemas, como o assoreamento do leito do rio, o aumento da possibilidade de inundações e a poluição das águas pela presença de resíduos adversos. Após as avaliações e o cálculo das pontuações obtidas para cada parâmetro, observou-se que todos os 9 pontos avaliados foram enquadrados na categoria “impactado”. É possível observar que toda mata ciliar nativa foi retirada e, além disso, é visível o lançamento de esgoto por inúmeras tubulações que fazem seus despejos diretamente no rio.
Conclusão: De acordo com o Protocolo de Avaliação Rápida de Integridade Ambiental e as observações realizadas in situ, o Rio Xopotó apresenta, nos pontos avaliados, alterações em sua condição natural, principalmente na área urbanizada de Visconde do Rio Branco.
Palavras-chave Avaliação, protocolo, rio.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,68 segundos.