“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13244

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística
Setor Departamento de Letras
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Iane Maria Santos Martins
Orientador ADRIANA DA SILVA
Título A formação de leitores através dos livros didáticos
Resumo Os livros didáticos são instrumentos muito utilizados na formação de leitores, mas muitas pesquisas buscam apenas apontar falhas presentes nesse material, não levando em consideração que comumente ele é o único recurso que fica disponível aos alunos para consulta fora do ambiente escolar. Além disso, devido aos baixos salários que recebem, muitos professores precisam trabalhar em outros empregos, encontrando nos LD uma forma de amenizar toda a sobrecarga profissional que sofrem. Dessa maneira, esta pesquisa tem o objetivo de descrever como se dá o processo de leitura e compreensão textual em dois Livros Didáticos de Língua Portuguesa de uma mesma coleção muito utilizados pelas escolas públicas brasileiras nos anos de 2017, 2018 e 2019, sendo um do 6º e o outro do 9º ano. Visou-se a) descrever os textos de tipologia narrativa e as questões de compreensão textual; b) identificar elementos e estratégias necessários para a elaboração de materiais didáticos; c) verificar os propósitos comunicativos dos textos e a forma como foram explorados pelo LD; d) analisar a mudança na abordagem das atividades de compreensão textual em diferentes momentos do Fundamental II. Trata-se de um trabalho descritivo e interpretativo, insere-se na área de Linguística Aplicada e tem uma metodologia qualitativa. Foram realizadas quatro etapas de análise, sendo a primeira para detalhar as narrativas; a segunda para identificar as temáticas abordadas pelas atividades; a terceira para retratar quais informações complementares aos textos foram explicitadas nos livros e a quarta para especificar se os elementos linguísticos utilizados para fazer as indagações aos alunos eram palavras que instigavam mais o exercício da copiação ou da reflexão. Pode-se perceber que a) os textos eram, em maioria, contos e crônicas e os livros ou não apresentavam, ou apresentavam de forma equivocada discussões sobre o gênero e o propósito comunicativo; b) os questionários se dividiam em dois tipos, um com uma estrutura da narrativa mais cronológica e bem definida cujas perguntas eram sobre as personagens e suas ações, e outro que evidenciava indagações subjetivas, históricas e/ou extratextuais, focadas em orientar os conhecimentos de mundo dos estudantes; c) os verbos no imperativo que comandavam as questões possuíam uma carga semântica que tornava possível uma orientação mais lógica da leitura, em que primeiro a narrativa era reconstruída e depois era feito um diálogo entre o texto e o aluno, pois diferentes verbos direcionam a atenção do estudante para diferentes elementos da narrativa. Assim, conclui-se que é necessário dar mais atenção ao gênero crônica e ao propósito comunicativo dos textos. Vale ainda ressaltar a importância de explorar mais os verbos imperativos nos questionários de leitura e compreensão textual, visando atividades mais sequenciadas e lógicas, considerando tanto a reconstrução do texto quando o conhecimento de mundo que possibilita o diálogo entre o leitor e o que foi lido.
Palavras-chave Leitura, compreensão textual, ensino
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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