“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13224

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Vilmara Leila de Oliveira
Orientador TEREZINHA DUARTE VIEIRA
Título Ludicidade nas dissertações do Programa de Pós-graduação em Educação da UFV: primeiros apontamentos
Resumo Esta é uma pesquisa desenvolvida no âmbito do PET (Programa de Educação Tutorial) do Curso de Pedagogia da UFV. E tem como tema Ludicidade: análise da produção acadêmica de dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa-MG do período de 2000 a 2018. O critério de escolha do período das dissertações que serão analisadas se deve ao processo de início da redemocratização brasileira, que está associado ao contexto em que o atendimento da criança, em termos legais, é transferido da esfera assistencial para a educacional. Temos quatro objetivos: inicialmente, identificar o tema ludicidade no âmbito das produções acadêmicas do Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal de Viçosa, no período de 2000 a 2018. Depois, compreender o conceito de ludicidade a partir da abordagem antropológica, filosófica e psicológica. Identificar as semelhanças e as diferenças da ideia de ludicidade presente nas dissertações. Posteriormente, reconhecer e descrever as principais noções de ludicidade abordadas nas pesquisas de mestrados e em artigos de revistas científicas. E por fim, analisar os resultados à luz dos referenciais teóricos que discutem a temática da ludicidade. A abordagem da pesquisa é qualitativa e se dedica em realizar um estudo bibliográfico em duas dimensões: a primeira consiste em conhecer o conceito ludicidade a partir das abordagens antropológica, filosófica e psicológica, foram utilizados autores tais como Brougère (1998), Cohn (2005), Luckesi (2014), Bacelar (2009) e Vigostki (1991) e outros válidos para a pesquisa. A segunda dimensão se refere as dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa e os artigos do site da Scielo. Como resultado parcial, apresentamos alguns dados de artigos pesquisados e levantados na plataforma online, site da Scielo. Após leituras, elaboramos resumos e sínteses, seguidamente classificamos os artigos e identificamos o lugar da ludicidade em cada um deles. Os resultados iniciais obtidos dos estudos das abordagens: antropológica, filosófica e psicológica, revelam que o lúdico para Brougère (1998) e Cohn (2005) é visto como objeto de socialização e de auxílio para o desenvolvimento das crianças, favorecendo aprendizagens linguísticas e afetivas. Na perspectiva filosófica de acordo com Luckesi (2014) e Bacelar (2009) a ludicidade está direcionada no jogo como uma experiência que é vivenciada internamente pela criança e a aprendizagem se realiza de forma não intencional. E por fim, na perspectiva psicológica, Vigotski (1991), identificamos a ludicidade como auxílio nas fases psicológicas da criança, além de contribuir no seu desenvolvimento. Esses primeiros resultados demonstram a expressão da ludicidade pelo viés do lúdico, dos brinquedos, da aprendizagem, do desenvolvimento e da cultura. Isso implica a importância desta investigação na potencialização do tema e no incentivo das produções acadêmicas.
Palavras-chave Ludicidade, produções científicas, Educação Infantil
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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