Resumo |
A Reforma Ultramontana foi um movimento da Igreja Católica no século XIX que procurou uma maior centralidade das decisões e deliberações em Roma, reforçando o princípio da infalibilidade papal e condenando práticas e manifestações heterodoxas da fé católica. Em analogia ao fato, o catolicismo sofreu grandes transformações e adequações para que o dogmático fosse perpetuado. As mudanças para a propagação da rígida religiosidade também ocorrerem no território brasileiro, tendo os missionários Redentoristas como os principais atuantes. De um modo semelhante à Companhia de Jesus –composta pelos Jesuítas-, os redentoristas possuíam sua própria congregação, denominada de Congregação do Santíssimo Redentor, criada na primeira metade do século XVIII. Porém, os padres Redentoristas só chegaram ao Brasil na última década do século XIX, depois de muitos pedidos do clérigo aqui instalado. Atuaram, sobretudo, em áreas onde o catolicismo já era praticado, visando reformar as práticas de fé da população e melhorar a formação do clero brasileiro, com um caráter moralizante. Diante de determinado contexto, tem-se os objetivos desse estudo, correspondidos em compreender as relações existentes entre o dogmático e as práticas populares; entender como em meio a tantas sujeições para a reformulação, a popularidade resistiu; identificar através de um conjunto documental selecionado –composto por crônicas, cartas ânuas e fotos reunidas em livros organizados pela Congregação do Santíssimo Redentor- as respostas para o nosso questionamento inicial; e sintetizar a importância da diferenciação entre o que era considerado correto (norma) e o que era realmente aderido e considerado como verdadeiro pelos fiéis. Para alcançarmos nossos propósitos, escolhemos como metodologia nos basearmos nos princípios estabelecidos por Nicola Gasbarro, em que se diferencia o ortodoxo do “ortoprático” e considera que as normas existem, mas na prática elas são questionadas e podem ser alteradas, perdendo alguns dos seus pressupostos iniciais. Como resultados do estudo, foram realizadas discussões que se deram através da associação de toda a documentação analisada com o pensamento aderido como metodologia. Posteriormente, foram elaboradas conclusões para que fosse esclarecido de que modo as práticas populares perduraram, tendo como ênfase a necessidade de se compreender uma religião pelo o que os crentes levam como verdadeiro, não deixando que ela seja delimitada apenas por aquilo que a instituição, no caso a Igreja, dita como norma. |