ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Educação |
Setor | Departamento de Educação |
Bolsa | PIBIC/CNPq |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | CNPq |
Primeiro autor | Guilherme Magalhaes Silva de Freitas |
Orientador | BETHANIA MEDEIROS GEREMIAS |
Título | Estratégias didáticas com ênfase em temas tecnológicos na Educação CTS: revisão dos ENPEC’s |
Resumo | O presente estudo trata-se de uma análise documental de trabalhos que abordam temas tecnológicos na Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Fundamentado na interseção entre os Ensinos Científico, Tecnológico e Sociais. O funcionamento desse movimento depende diretamente da integração entre os três áreas. Ainda que existam várias pesquisas do Estado da Arte no campo CTS, nota-se uma escassez de trabalhos repertoriando estratégias didático-pedagógicas referentes aos temas tecnológicos. Com isto em mente, objetivamos compreender como têm sido abordados tais temas na Educação CTS, repertoriando e sistematizando as pesquisas neste campo, identificando os principais conteúdos abordados e analisando as estratégias utilizadas. O projeto visa coletar trabalhos de cinco eventos (Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Seminário Ibero-Americano CTS e Seminário CTS, Jornada Latinoamericana de Estudios Sociales de la Ciencia y la Tecnología, e ESOCITE.BR/TecSoc – Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade). Porem, até o presente momento a pesquisa se concentrou nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). A localização inicial dos trabalhos foi feita pelo site da Associação Brasileira de Pesquisas em Educação e Ciências, buscando as publicações de todas as edições de 1997 até 2019. O levantamento foi realizado em duas fases, sendo elas: Fase 1 – leitura dos resumos para julgar se a proposta se encaixaria em uma ou mais das categorias previamente estabelecidas (Tecnologia Educativa (TE); Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (ECTS); Interpretações de Tecnologia (IT)e/ou Temas Tecnológicos no Ensino de Ciências (TTEC)). Fase 2 – leitura na íntegra das pesquisas que, ao longo da primeira fase, foram classificadas conjuntamente em ECTS e TTEC. Totalizando 264 resumos ao final da fase 1, apenas nove se encaixaram dentro do objetivo (sendo classificados duplamente como ECTS e TTEC), reforçando a ideia inicial da escassez do repertório de estratégias didático-pedagógicas sobre temas tecnológicos. Percebemos ainda que uma grande porcentagem (43,2%) dos trabalhos se classificaram como TE, refletindo a visão utilitária que se tem da tecnologia no meio escolar, sendo usada como um acessório para alcançar outros objetivos durante as aulas, mas não como um assunto em si a ser tratado. Considerando os nove trabalhos selecionados ao final da pesquisa, nota-se que, apesar de ser um número limitado, os relatos demonstram uma diversidade de temas e estratégias, exemplificando o potencial de pluralidade da abordagem CTS. Alguns dos autores reforçam também o potencial do movimento CTS para liberar os alunos da inércia científica e inseri-los num contexto mais próximo da Ciência e da Tecnologia. |
Palavras-chave | CTS, educação tecnológica, análise documental |
Forma de apresentação..... | Painel |
Link para apresentação | Painel |
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