“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13206

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Guilherme Magalhaes Silva de Freitas
Orientador BETHANIA MEDEIROS GEREMIAS
Título Estratégias didáticas com ênfase em temas tecnológicos na Educação CTS: revisão dos ENPEC’s
Resumo O presente estudo trata-se de uma análise documental de trabalhos que abordam temas
tecnológicos na Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Fundamentado na interseção
entre os Ensinos Científico, Tecnológico e Sociais. O funcionamento desse movimento depende
diretamente da integração entre os três áreas. Ainda que existam várias pesquisas do Estado da Arte
no campo CTS, nota-se uma escassez de trabalhos repertoriando estratégias didático-pedagógicas
referentes aos temas tecnológicos. Com isto em mente, objetivamos compreender como têm sido
abordados tais temas na Educação CTS, repertoriando e sistematizando as pesquisas neste campo,
identificando os principais conteúdos abordados e analisando as estratégias utilizadas. O projeto
visa coletar trabalhos de cinco eventos (Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica
de las Ciencias, Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Seminário
Ibero-Americano CTS e Seminário CTS, Jornada Latinoamericana de Estudios Sociales de la
Ciencia y la Tecnología, e ESOCITE.BR/TecSoc – Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e
Sociedade). Porem, até o presente momento a pesquisa se concentrou nos Encontros Nacionais de
Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). A localização inicial dos trabalhos foi feita pelo site
da Associação Brasileira de Pesquisas em Educação e Ciências, buscando as publicações de todas as
edições de 1997 até 2019. O levantamento foi realizado em duas fases, sendo elas: Fase 1 – leitura
dos resumos para julgar se a proposta se encaixaria em uma ou mais das categorias previamente
estabelecidas (Tecnologia Educativa (TE); Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (ECTS);
Interpretações de Tecnologia (IT)e/ou Temas Tecnológicos no Ensino de Ciências (TTEC)). Fase 2
– leitura na íntegra das pesquisas que, ao longo da primeira fase, foram classificadas conjuntamente
em ECTS e TTEC. Totalizando 264 resumos ao final da fase 1, apenas nove se encaixaram dentro
do objetivo (sendo classificados duplamente como ECTS e TTEC), reforçando a ideia inicial da
escassez do repertório de estratégias didático-pedagógicas sobre temas tecnológicos. Percebemos
ainda que uma grande porcentagem (43,2%) dos trabalhos se classificaram como TE, refletindo a
visão utilitária que se tem da tecnologia no meio escolar, sendo usada como um acessório para
alcançar outros objetivos durante as aulas, mas não como um assunto em si a ser tratado.
Considerando os nove trabalhos selecionados ao final da pesquisa, nota-se que, apesar de ser um
número limitado, os relatos demonstram uma diversidade de temas e estratégias, exemplificando o
potencial de pluralidade da abordagem CTS. Alguns dos autores reforçam também o potencial do
movimento CTS para liberar os alunos da inércia científica e inseri-los num contexto mais próximo
da Ciência e da Tecnologia.
Palavras-chave CTS, educação tecnológica, análise documental
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,71 segundos.