Resumo |
O presente trabalho concentra as considerações iniciais de uma pesquisa de Iniciação Científica que objetiva investigar o site Sensacionalista e suas relações interdiscursivas através dos pressupostos da Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau, com abordagem focalizada no Discurso Midiático, fundamentada em Charaudeau (2006) e no Discurso Humorístico, a partir de Vale (2009) e (2013). O portal Sensacionalista apoia-se exclusivamente em suporte online e está presente também em outras plataformas como redes sociais, acompanhado por um alto número de pessoas. Com um layout semelhante aos portais tradicionais de notícia online, como G1, o site aborda fatos atuais em formato de notícias relacionados predominantemente a temáticas políticas e sociais, sem compromisso com a veracidade, com a intenção de tecer críticas e fazer humor. Além disso, apresenta as características do jornalismo online (ou webjornalismo), a saber: instantaneidade, multimedialidade e hipertextualidade. Dessa maneira, mostra-se relevante a análise do portal e de suas particularidades discursivas em um contexto de crescente disseminação de fake news e desinformação. Julgando a pertinência social do tema na presente conjuntura sociopolítica brasileira e mundial, a análise da pesquisa objetiva apresentar as características discursivas do Sensacionalista e compreender o contrato de comunicação do site, descrevendo-o ao considerar as quatro condições expostas por Charaudeau (2006) envolvidas no ato e que influenciam a situação de comunicação. A partir da revisão de literatura sobre o tema da pesquisa, da Teoria Semiolinguística e dos pressupostos de Vale (2009) e (2013) serão realizadas a descrição e análise do corpus, com posterior caracterização do contrato comunicacional. Os resultados iniciais direcionam para as seguintes considerações: as características estruturais do Sensacionalista como disposição das categorias e notícias, layout e as particularidades já abordadas do suporte online, levam-nos a considerá-lo como representante de webjornalismo. Ao analisarmos as condições que restringem o contrato comunicacional, observamos algumas divergências quanto às restrições do contrato de comunicação midiática, o que reforça a hipótese de interdiscursividade do Sensacionalista entre os Discursos Midiático e Humorístico. |