Resumo |
Um dos recursos mais utilizados como estratégia no processo de ensino-aprendizagem, atualmente, são as atividades lúdicas, que podem ser assim chamadas quando sua execução diverte o praticante enquanto o faz assimilar e desenvolver alguma habilidade de interesse. As atividades podem ser realizadas por meio de dinâmicas diversas, como música, desenho, jogos de pergunta e resposta, interpretação, entre outros. Essa estratégia potencializa a assimilação do conteúdo abordado, automotivando o participante. Outro ponto forte é o incentivo ao trabalho coletivo, uma vez que muitas dinâmicas exigem a cooperação entre os indivíduos praticantes. Visando esses benefícios, o Programa de Educação Tutorial em Nutrição da Universidade Federal de Viçosa (PET-NUT/UFV) adotou a atividade “PET English” como forma de incentivar os membros do programa a se aprofundarem no estudo da cultura e da língua inglesa, uma vez que é sabida a importância do conhecimento desta na sociedade atual. A atividade ocorre a cada 15 dias ao final de uma das reuniões semanais do grupo e possui duração de aproximadamente 20 minutos. Com isso, duas vezes por mês, duas duplas de petianos são responsáveis por planejar uma atividade lúdica envolvendo a língua inglesa que contemple uma ou mais habilidades do processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras (leitura, escuta, fala e escrita) e aplicar para os demais membros. Dessa forma, o “PET English”, além de trabalhar a cooperação e a interação entre os participantes, proporciona o aumento do vocabulário, treinamento da escuta, melhoria da escrita e pronúncia, fazendo com que o petiano tenha um conhecimento base da língua em questão e sinta-se motivado a sempre buscar mais conteúdos após a realização da atividade, investindo assim, no seu desenvolvimento pessoal. Logo, foi possível perceber que o uso de recursos lúdicos no treinamento de habilidades induz o indivíduo ao raciocínio, reflexão e construção dos conhecimentos, sendo ele o próprio protagonista do processo de aprendizagem. |