“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13199

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Nutrição
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Luciana Figueiredo dos Santos
Orientador CERES MATTOS DELLA LUCIA
Outros membros Laise Carolina de Freitas Moreira, Leticia Freitas Borges, Luiza Fernandes Oliveira Batista, Yasmin Soares Magalhães
Título “PET English”: Utilização de atividades lúdicas no processo de ensino - aprendizagem da língua inglesa
Resumo Um dos recursos mais utilizados como estratégia no processo de ensino-aprendizagem, atualmente, são as atividades lúdicas, que podem ser assim chamadas quando sua execução diverte o praticante enquanto o faz assimilar e desenvolver alguma habilidade de interesse. As atividades podem ser realizadas por meio de dinâmicas diversas, como música, desenho, jogos de pergunta e resposta, interpretação, entre outros. Essa estratégia potencializa a assimilação do conteúdo abordado, automotivando o participante. Outro ponto forte é o incentivo ao trabalho coletivo, uma vez que muitas dinâmicas exigem a cooperação entre os indivíduos praticantes. Visando esses benefícios, o Programa de Educação Tutorial em Nutrição da Universidade Federal de Viçosa (PET-NUT/UFV) adotou a atividade “PET English” como forma de incentivar os membros do programa a se aprofundarem no estudo da cultura e da língua inglesa, uma vez que é sabida a importância do conhecimento desta na sociedade atual. A atividade ocorre a cada 15 dias ao final de uma das reuniões semanais do grupo e possui duração de aproximadamente 20 minutos. Com isso, duas vezes por mês, duas duplas de petianos são responsáveis por planejar uma atividade lúdica envolvendo a língua inglesa que contemple uma ou mais habilidades do processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras (leitura, escuta, fala e escrita) e aplicar para os demais membros. Dessa forma, o “PET English”, além de trabalhar a cooperação e a interação entre os participantes, proporciona o aumento do vocabulário, treinamento da escuta, melhoria da escrita e pronúncia, fazendo com que o petiano tenha um conhecimento base da língua em questão e sinta-se motivado a sempre buscar mais conteúdos após a realização da atividade, investindo assim, no seu desenvolvimento pessoal. Logo, foi possível perceber que o uso de recursos lúdicos no treinamento de habilidades induz o indivíduo ao raciocínio, reflexão e construção dos conhecimentos, sendo ele o próprio protagonista do processo de aprendizagem.
Palavras-chave Inglês, Ensino, Lúdico
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,65 segundos.