Outros membros |
Álvaro Luiz Miranda Piermatei, Laise Carolina de Freitas Moreira, Larissa Souza Ferreira, Luiza Fernandes Oliveira Batista, Maria Alice Spadarotto Neves Aguiar, Stefany da Silva Paes, Thaís Cupertino Fialho, Yasmin Soares Magalhães |
Resumo |
A utilização de receitas por profissionais da Nutrição é uma importante ferramenta de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), uma vez que favorece a inclusão de alimentos à dieta e, assim, maior variedade de cores, sabores, texturas e nutrientes. Da mesma forma, desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias é um dos “Dez passos para uma alimentação adequada e saudável” propostos no Guia Alimentar para a População Brasileira. Além disso, a comida é capaz de despertar emoções, trazer conforto e boas lembranças, sensações valiosas em situações estressantes como de uma pandemia. Logo, o objetivo da série “Abrindo o aPETite” é oferecer à comunidade opções de receitas de fácil execução, baixo custo e, ainda, saborosas e nutritivas, a fim de estimular a prática culinária. Além disso, é uma oportunidade dos petianos, estudantes de Nutrição, exercitarem habilidades adquiridas nas disciplinas ao longo do curso e aprenderem na prática sob supervisão. A atividade “Abrindo o aPETite” consiste na publicação de receitas aos finais de semana por alunos integrantes do Programa de Educação Tutorial em Nutrição da Universidade Federal de Viçosa (PET-NUT/UFV) no perfil do grupo na rede social Instagram. As receitas selecionadas são propostas e realizadas de forma voluntária pelos próprios alunos, aprendidas ao longo do tempo de diversas formas. A iniciativa surgiu no contexto da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e a necessidade do isolamento social. Dado que as pessoas passariam mais tempo em casa, essa seria uma oportunidade para aprender novas receitas ou até mesmo começar a cozinhar, como também apreciá-las. As publicações começaram em maio de 2020 e em 3 meses já foram divulgadas 14 receitas que incluem preparações doces, salgadas e líquidas. Observa-se pelas métricas da rede social maior alcance das receitas (aumento de 78,1% em média) em comparação às demais postagens, bem como maior número de curtidas, compartilhamentos, salvamentos e visitas ao perfil (aumento em média de 62%; 170,5%; 2622,5% e 67,3% respectivamente), o que reflete o interesse do público. O retorno positivo é elucidado pelos comentários positivos com relação à proposta das preparações, pessoas reproduzindo as receitas e até mesmo fazendo adaptações e sugestões, o que contribui para o aprimoramento tanto da série e, consequentemente do que é oferecido, quanto dos estudantes. A atividade tem sido eficiente para oferecer opções de receitas diversificadas, simples e baratas ao público. Ademais, os estudantes também têm colocado em prática de forma criativa conhecimentos adquiridos na Universidade. Ainda, é uma forma dos petianos estarem próximos à comunidade nesse momento de distanciamento social. |