“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13192

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Larissa Marangon Magaton Pinto
Orientador MARCIA ONISIA DA SILVA
Título Contação de Histórias Infantis: Promovendo a Imaginação e o Lúdico
Resumo O Projeto de extensão “ Contação de Histórias Infantis: Promovendo a Imaginação e o Lúdico” tem suas ações em instituições formais e informais de educação, tendo como seu público alvo crianças, professores, responsáveis e os discentes dos cursos da UFV que tem interesse na literatura infantil. Conta com uma equipe de sete pessoas: uma coordenadora, uma bolsista e cinco voluntárias. Surgiu da necessidade de um trabalho mais intensivo com a literatura infantil, após observações de que esta não se configurava em atividades regulares no cotidiano das escolas infantis. Dessa forma, as crianças tinham pouco contado ou quase nenhum com a contação de histórias, o que nos levou do projeto. Visando manter viva a tradição de Contação de Histórias, ele não acontece somente em espaços escolares, é um projeto itinerante, realizando atividades em Viçosa e região. Com a pandemia do COVID-19, que nos levou ao isolamento social, tivemos que adotar atividades remotas. Diante deste cenário, o projeto teve sua principal ação - a de contar histórias - com a utilização de gravação de vídeos e postagem dos mesmo em páginas nas redes sociais. As ações iniciais tomadas pela a equipe do projeto foi o um levantamento de quais atividades eram possíveis realizar virtualmente. Após o levantamento, decidiu-se por criar: vídeos contando historias, confecção de histórias com materiais que seriam descartados e que puderam ser reutilizados, a divulgação conteúdos informativos (cartilha) sobre a como realizar a contação de histórias no período da quarentena, oficinas online, reunião virtual do grupos de estudos com toda a equipe e reuniões para criação de conteúdos. Através das publicações conseguimos alcançar pais e professores que tem interesse em usar a contação de historias infantis e a literatura infantil de uma forma mais lúdica. A faixa etária da educação infantil precisa de auxilio de um adulto para ter acesso a rede, então observamos que pelas atividades remotas a nossa interação se torna maior com os adultos, diferente do que observa-se no atendimento presencial. Na divulgação dos vídeos encontrou-se a dificuldade no processo de interação, pois não há interação direta com as crianças e, por isso, não poder analisar como as crianças reagem as nossas atividades, não temos feedback direto. estamos organizando um meio de contactar as pessoas que acessaram os vídeos para que nos deem retorno. Concluímos que o projeto teve que se reinventar na forma de como levar a importância e de manter viva a tradição de contar histórias infantis, se renovar em demonstrar para os adultos que por meio das histórias o desenvolvimento e aprendizagem acontecem. este ano foi o mais desafiante para nossa atividades, no entanto, aprendemos a buscar novas de fazer literatura infantil e descobrimos que podemos alcançar um público bem maior nas oficinas dado o número de inscritos para a próxima. Espera-se a continuidade do trabalho e levar o prazer de ler às pessoas.
Palavras-chave Educação infantil, literatura infantil, contação de histórias.
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,69 segundos.