Resumo |
Este texto tem como finalidade apresentar os primeiros apontamentos da pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulada A face oculta das relações raciais na educação infantil. Nosso objetivo principal é compreender se as relações raciais são discutidas e enfrentadas no cotidiano da Educação Infantil. Temos quatro objetivos específicos, são eles: conhecer as noções de criança e infância no ocidente e em diferentes períodos históricos; compreender a constituição da identidade racial e a sua relação com a ideia de criança, infância e Educação Infantil, identificar a construção da visibilidade da criança negra no contexto das políticas curriculares nacionais e por fim, fazer uma releitura das documentações registradas na experiência do estágio em Educação Infantil, à luz de aportes teóricos e da legislação curricular nacional. Essa pesquisa é de cunho qualitativo, e tem abordagem teórica, documental e empírica. Na primeira parte da pesquisa realizamos um estudo teórico e uma revisão de literatura pautada nos clássicos modernos do ocidente que estudam a criança e a sua educação, sendo eles: Jan A. Comenius (2011), Jean-Jacques Rousseau (1979) e Philippe Ariès (1986). Neste trabalho compartilharemos os resultados iniciais que obtivemos na primeira parte da pesquisa, eles indicam que os autores modernos abordam a educação das crianças tendo como referência os filhos dos nobres, não identificamos menções às crianças negras, camponesas e operárias nas obras dos clássicos. Essa lacuna pode ser interpretada como desinteresse dos clássicos modernos pelas crianças populares e negras, motivo de reflexão e questionamento, neste trabalho. Dito isso, compreendemos a necessidade em examinar o ocultamento em relação a essas crianças. Esse estudo é extremamente importante para entender as raízes - de grande parte - dos problemas sociais na contemporaneidade, eles podem estar relacionados a desatenção às crianças negras desde a modernidade. Daí, a importância em realizar uma reflexão de modo a visibilizar a face das crianças negras no contexto da educação e da Educação Infantil e pensar outras formas de entender a criança em uma perspectiva decolonial. |