“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13189

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Juliane Firmino Conte Penna
Orientador FABRICIO SETTE ABRANTES SILVEIRA
Outros membros Daniel Reis Correia
Título **A importância da disciplina anatomia aplicada à enfermagem e seus efeitos positivos para o desenvolvimento do discente: um relato de experiência**
Resumo Descrição do tema:Em diversas profissões da área da saúde, sobretudo na enfermagem, o ensino da anatomia evoluiu a fim de apoiar o desenvolvimento profissional de seus alunos. Nesse sentido, a criação das disciplinas de Anatomia Aplicada à Enfermagem I e II no respectivo curso na Universidade Federal de Viçosa - UFV, acrescentou positivamente na formação dos discentes, uma vez que, por meio desta, se consegue nortear o entendimento das estruturas morfofuncionais do corpo humano, possibilitando-os associar o comportamento funcional e fisiológico dos sistemas na prática e nos procedimentos de estudo clínico.Público-alvo: Acadêmicos do primeiro ano do curso de Enfermagem da UFV. Justificativa:Tendo em vista as especificidades do futuro profissional de enfermagem no conhecimento do corpo humano justifica-se compreender os benefícios da adesão de uma anatomia voltada ao enfermeiro, uma vez que, através dela, torna-se possível consolidar uma identidade própria de sua prática. Objetivos e métodos:Trata-se de um estudo expositivo, tipo relato de experiência, que retrata, através da ótica discente, os benefícios advindos da implementação das disciplinas de Anatomia Aplicada à Enfermagem I e II, durante a formação dos acadêmicos de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa. Resultados e conclusões:A implantação das respectivas disciplinas na grade curricular do curso na UFV trouxe diversas contribuições para a formação acadêmica do futuro profissional de enfermagem, destacando-se a estratégia de ensino-aprendizagem por meio de roteiros de estudo, os quais ajudam a direcionar as aulas práticas e as monitorias. Além disso, é incentivada a produção de casos clínicos em seminários com assuntos pré-estabelecidos, com o intuito de permitir que os estudantes desenvolvam o conteúdo proposto. Destaca-se, como consequência, a sensação de pertencimento dos discentes ao Laboratório de Morfologia do Departamento de Medicina e Enfermagem que, até então, não fazia parte do cotidiano dos estudantes de enfermagem, visto que, anteriormente as aulas de anatomia aconteciam em outro departamento em conjunto com outros cursos. Ademais, o direcionamento da anatomia permitiu que os discentes desenvolvessem habilidades na compreensão do corpo humano para a avaliação detalhada das condições físicas e clínicas de um paciente, competência essencial para a realização de técnicas em uma assistência de qualidade. Outrossim, foi possível com a implementação da disciplina, a criação da Liga de Anatomia Clínica da Enfermagem (LACEN) que permite expandir os aprendizados anatômicos e uma integração entre os diversos períodos de curso ao promover reuniões científicas abertas aos universitários, com a intuito de discutir os fundamentos necessários para uma prática embasada em evidência. É perceptível portanto que, os aspectos positivos da inserção das disciplinas propiciam ao acadêmico de enfermagem, a partir dos saberes anatômicos, a oportunidade de ampliação do conhecimento científico.
Palavras-chave Anatomia, Enfermagem, Ensino Superior
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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