Resumo |
Considerando a emergência das questões relacionadas a gênero e sexualidade no contexto da educação básica e o impacto do livro didático no trabalho docente e na vida de milhares de estudantes, o PNLD 2017 demostrava certa preocupação em certificar que os livros adotados pelas escolas estivessem pautados nos princípios de equidade social e abrangência dos grupos tradicionalmente subjugados. A fim de verificar a coerência entre o apresentado no guia PNLD e o que de fato está presente na coleção adotada por uma escola no município de Contagem, Minas Gerais, foi realizada a análise dos livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental da coleção Investigar e Conhecer – Ciências da Natureza, da autora Sônia Lopes, enviados à escola pelo PNLD em 2018. Os livros foram avaliados quanto as imagens presentes e a abordagem do tema, baseado em critérios encontrados na literatura. Além disso, verificou-se a percepção das professoras no que diz respeito a gênero e sexualidade, por meio de uma entrevista semiestruturada com quatro docentes da escola. As entrevistas foram examinadas a partir dos princípios da Análise de Conteúdo. Foram encontradas incoerências entre o previsto no guia e na coleção avaliada, com destaque para a apresentação das mulheres como coadjuvantes, em papéis por vezes estereotipados e invisíveis no meio científico. As docentes entendem o tema como inerente à escola e afirmam utilizar a escuta e o diálogo como estratégia para lidar com a temática no ambiente escolar. Nesse sentido, as professoras têm o programa Beija-Flor: Afetividade e Adolescência, iniciativa da escola, como grande aliado, por ser um importante espaço de acolhimento e escuta. Lamentavelmente, esse espaço ainda é limitado a um pequeno número de estudantes que participa do grupo, mesmo dentro do contexto escolar analisado. A ampliação dessa ideia, dentro dessa escola e em outras instituições escolares, poderia oportunizar a participação de um maior número de estudantes nesse espaço que tanto pode contribuir para a construção de uma sociedade mais igualitária, democrática e justa. |