“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13185

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Sociologia
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Daniel de Moura Rocha
Orientador ALESSANDRA GOMES MENDES TOSTES
Outros membros GIOVANNA PIMENTEL MIRANDA
Título A disciplina de sociologia no Colégio de Aplicação da UFV
Resumo Considerando a importância de estudar os sistemas educacionais e as dinâmicas institucionais e sociais no Brasil, a seguinte pesquisa busca analisar a construção da disciplina de sociologia no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, a partir da sua inserção obrigatória na matriz curricular do ensino médio, e a possível relação dessa inclusão com a mobilização dos estudantes do CAp-COLUNI em torno de pautas por maior participação política e representação discente nos espaços institucionais. Com o objetivo inicial de delinear os caminhos a serem percorridos no projeto, foi feita uma revisão bibliográfica sobre a metodologia e epistemologia da pesquisa científica, produzindo resenhas críticas das obras ‘’As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa’’, de Elizabeth Teixeira, e ‘’Um discurso sobre as ciências’’, de Boaventura de Sousa, seguido de um levantamento de dados relativos à obrigatoriedade da disciplina no ensino médio, baseado em uma revisão histórica da presença da sociologia no currículo escolar brasileiro, suas funcionalidades e intermitências ao longo dos anos, e à sua estruturação no Colégio de Aplicação da UFV, através de uma análise documental qualitativa, acompanhada da interpretação histórica dos documentos referentes às alterações nas matrizes curriculares desde o ano de 2008, quando a inclusão da sociologia no ensino médio tornou-se obrigatória, até o ano de 2020, além da participação dos alunos nos órgãos institucionais do Colégio, analisando as atas de reuniões do Colegiado do COLUNI, órgão que delibera as decisões na escola e conta com a participação discente desde 2015. Destarte, observou-se o incremento das práticas políticas adotadas pelos estudantes no espaço escolar e o acréscimo de demandas específicas do corpo discente ao longo dos anos, apontando a necessidade da continuidade da pesquisa para consolidação e ampliação da análise sobre os efeitos da inclusão da sociologia e como eram ministrados os conteúdos relativos á disciplina antes da sua inserção obrigatória no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa.
Palavras-chave Sociologia, matriz curricular, representação discente
Forma de apresentação..... Vídeo
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