“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13178

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia civil
Setor Departamento de Engenharia Civil
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Gabriel Sant'ana Ramos Pereira
Orientador HERALDO NUNES PITANGA
Título Propriedades de engenharia de misturas solo-EPS visando a aplicação em pavimentação e obras de terra
Resumo Introdução: o grande volume de resíduos de poliestireno expandido (EPS), material popularmente conhecido no Brasil como isopor, decorrentes de sobras advindas de embalagens de equipamentos, máquinas, eletrodomésticos, dentre outros, constitui um preocupante problema ambiental, visto que, além deste volume de resíduos provocar uma poluição visual na estética urbana das cidades quando dispostos em locais inadequados, ele possui aspecto negativo referente ao longo período de tempo para a sua degradação, estimada em 50 anos, sendo considerado um material não biodegradável. Objetivos: o presente projeto de pesquisa teve como objetivo principal avaliar a viabilidade técnica de misturas solo-EPS compactadas com vistas ao seu emprego em obras geotécnicas e de pavimentação. Material e métodos: o programa experimental da pesquisa envolveu a realização de ensaios de caracterização dos solos e do resíduo de EPS, ensaios de caracterização de propriedades mecânicas dos solos e dos compósitos solo-EPS compactados nas energias Proctor intermediária e modificada (CBR, Resistência à Compressão Simples, Resistência ao Cisalhamento), assim como de condutividade hidráulica desses mesmos materiais nessas mesmas energias. Resultados e conclusões: os resultados evidenciaram uma melhor resposta mecânica à ação do resíduo de EPS incorporado ao solo predominantemente argiloso. Para o solo predominantemente arenoso, houve em geral reduções significativas nas magnitudes das propriedades de engenharia quantificadas pelos ensaios mecânicos. Os mecanismos de aderência e de atrito na interface entre as partículas de solo e de resíduo de EPS são identificados como responsáveis pelos respectivos modos de mobilização das resistências. Para a condutividade hidráulica, houve incremento de sua magnitude com a inclusão do resíduo de EPS ao solo, porém tal aumento foi no máximo correspondente a uma ordem de grandeza decimal. Para as particularidades da pesquisa, os compósitos constituídos por 20% e 30% em volume de resíduo de EPS apresentaram-se como tecnicamente mais adequados para fins de aplicação em obras de terra em geral.
Palavras-chave aproveitamento de resíduos, misturas solo-EPS, propriedades de engenharia
Forma de apresentação..... Painel
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