ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Pesquisa |
Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática |
Saúde coletiva |
Setor |
Departamento de Medicina e Enfermagem |
Bolsa |
PIBIC/CNPq |
Conclusão de bolsa |
Sim |
Apoio financeiro |
CNPq |
Primeiro autor |
Clayver Viktor Moreira de Azevedo |
Orientador |
DEISE MOURA DE OLIVEIRA |
Outros membros |
ERICA TOLEDO DE MENDONCA, RENNAN LANNA MARTINS MAFRA, TIAGO RICARDO MOREIRA, Vanessa de Souza Amaral |
Título |
Competências colaborativas como indutoras de mudanças no processo de trabalho da Atenção Primária à Saúde |
Resumo |
Introdução: a Atenção Primária à Saúde (APS) enfrenta diversos desafios para que possa exercer seu papel de coordenadora do cuidado, dentre os quais inscreve-se a necessidade de atuar na organização do processo de trabalho. Intervir na complexidade do processo de trabalho em saúde exige que os profissionais desenvolvam competências que possam qualificar a produção do cuidado. O processo de trabalho em saúde na APS se dá com e entre profissionais de diferentes categorias, os quais devem atuar de modo colaborativo para a produção do cuidado. As competências colaborativas são consideradas aquelas que melhoram as relações entre os diferentes profissionais. Entende-se que o trabalho em saúde, por se constituir em equipe, prevê a formação contínua de competências colaborativas. Objetivo: identificar competências colaborativas construídas junto aos profissionais da APS, analisando as possíveis mudanças que a incorporação destas provoca no cotidiano destes profissionais. Metodologia: estudo qualitativo com a abordagem da pesquisa-ação realizado com 15 profissionais da APS de um município de Minas Gerais. A coleta de dados se deu entre setembro de 2019 e janeiro de 2020 por meio de quatro oficinas e um grupo focal. Os dados foram analisados a partir da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin e por pressupostos da pedagogia de Paulo Freire. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos (CEP/UFV), inscrita sob o parecer nº. 2.879.646 (CAAE: 96401018.3.0000.5153). Resultados: a análise dos dados culminou em categorias temáticas, as quais traduzem as competências colaborativas desenvolvidas pelos participantes no fluir das oficinas, intituladas “Papéis e responsabilidades para a prática colaborativa”, em que os participantes reconheceram a importância das competências que lhes permitiram identificar o seu papel, bem como a importância do papel do outro; e “Trabalho em equipe interprofissional”, em que os mesmos reconhecem o trabalho em equipe como potencializador do cuidado ofertado ao usuário e transformador de realidades. Emergiu também uma terceira categoria que expressa os desdobramentos que a incorporação destas competências trouxe ao processo de trabalho em saúde, intitulada “As competências colaborativas como indutoras de mudanças no processo de trabalho”. Conclusão: o presente estudo identificou a construção de competências colaborativas junto aos profissionais saúde e evidenciou importância destas na indução de mudanças no trabalho em saúde. O desenvolvimento de tais competências levou ao fortalecimento da interprofissionalidade e do trabalho em equipe, implicando na qualificação do processo de trabalho na unidade. Acredita-se que a natureza singular desta pesquisa não a impede de alcançar e fazer sentido para outros contextos da APS, os quais certamente vivem inúmeros desafios relacionados ao processo de trabalho e a necessidade de formar competências colaborativas, fortalecendo assim a prática interprofissional em saúde. |
Palavras-chave |
Atenção Primária à Saúde, Equipe Interdisciplinar de Saúde, Trabalho |
Forma de apresentação..... |
Vídeo |