“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13154

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde coletiva
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Clayver Viktor Moreira de Azevedo
Orientador DEISE MOURA DE OLIVEIRA
Outros membros ERICA TOLEDO DE MENDONCA, RENNAN LANNA MARTINS MAFRA, TIAGO RICARDO MOREIRA, Vanessa de Souza Amaral
Título Competências colaborativas como indutoras de mudanças no processo de trabalho da Atenção Primária à Saúde
Resumo Introdução: a Atenção Primária à Saúde (APS) enfrenta diversos desafios para que possa exercer seu papel de coordenadora do cuidado, dentre os quais inscreve-se a necessidade de atuar na organização do processo de trabalho. Intervir na complexidade do processo de trabalho em saúde exige que os profissionais desenvolvam competências que possam qualificar a produção do cuidado. O processo de trabalho em saúde na APS se dá com e entre profissionais de diferentes categorias, os quais devem atuar de modo colaborativo para a produção do cuidado. As competências colaborativas são consideradas aquelas que melhoram as relações entre os diferentes profissionais. Entende-se que o trabalho em saúde, por se constituir em equipe, prevê a formação contínua de competências colaborativas. Objetivo: identificar competências colaborativas construídas junto aos profissionais da APS, analisando as possíveis mudanças que a incorporação destas provoca no cotidiano destes profissionais. Metodologia: estudo qualitativo com a abordagem da pesquisa-ação realizado com 15 profissionais da APS de um município de Minas Gerais. A coleta de dados se deu entre setembro de 2019 e janeiro de 2020 por meio de quatro oficinas e um grupo focal. Os dados foram analisados a partir da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin e por pressupostos da pedagogia de Paulo Freire. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos (CEP/UFV), inscrita sob o parecer nº. 2.879.646 (CAAE: 96401018.3.0000.5153). Resultados: a análise dos dados culminou em categorias temáticas, as quais traduzem as competências colaborativas desenvolvidas pelos participantes no fluir das oficinas, intituladas “Papéis e responsabilidades para a prática colaborativa”, em que os participantes reconheceram a importância das competências que lhes permitiram identificar o seu papel, bem como a importância do papel do outro; e “Trabalho em equipe interprofissional”, em que os mesmos reconhecem o trabalho em equipe como potencializador do cuidado ofertado ao usuário e transformador de realidades. Emergiu também uma terceira categoria que expressa os desdobramentos que a incorporação destas competências trouxe ao processo de trabalho em saúde, intitulada “As competências colaborativas como indutoras de mudanças no processo de trabalho”. Conclusão: o presente estudo identificou a construção de competências colaborativas junto aos profissionais saúde e evidenciou importância destas na indução de mudanças no trabalho em saúde. O desenvolvimento de tais competências levou ao fortalecimento da interprofissionalidade e do trabalho em equipe, implicando na qualificação do processo de trabalho na unidade. Acredita-se que a natureza singular desta pesquisa não a impede de alcançar e fazer sentido para outros contextos da APS, os quais certamente vivem inúmeros desafios relacionados ao processo de trabalho e a necessidade de formar competências colaborativas, fortalecendo assim a prática interprofissional em saúde.
Palavras-chave Atenção Primária à Saúde, Equipe Interdisciplinar de Saúde, Trabalho
Forma de apresentação..... Vídeo
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