“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13148

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Cleison Lana
Orientador ROSANA APARECIDA PIMENTA
Título Relato de Experiência Contextualizado em Dança-Educação: vivências proporcionadas pelo Estágio Supervisionado no Curso de Graduação em Dança
Resumo De natureza qualitativa, tem como estratégia o Relato de Experiência Contextualizado da atuação do pesquisador em seu estágio de regência. Este trabalho de pesquisa com base nas percepções, inquietações e experiências em três tipos distintos de instituição nas quais atuou durante o estágio curricular obrigatório do curso de Graduação em Dança da Universidade Federal de Viçosa. Trata-se de uma pesquisa sobre a formação docente no Ensino Superior em Dança, a qual está sendo desenvolvida no Departamento de Artes e Humanidades sob o título “Entre a proposição, o desenvolvimento e a aceitação da Dança na escola: Um relato de experiência sobre a Arte de Educar” como trabalho de conclusão de curso”. A experiência como professor e estagiário, teve início através das propostas da disciplinas de Estágio Supervisionado I e II, que tratavam basicamente de dar aos estudantes a oportunidade de observação, participação e regência em Artes/Dança na Educação Básica. A experiência demonstrada aqui foca a etapa de regência e o campo de estudo se constitui pelas instituições nas quais realizou o estágio de Participação e Regência: Escola Municipal Ministro Edmundo Lins, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e o Projeto Voar. Problematiza a necessidade de refletir mais cuidadosamente em relação às estratégias e ações desenvolvidas na regência com a finalidade de responder: O que percebeu como significativo para o aprendizado em Dança e qual o papel da Dança-Educação em cada uma das oportunidades vivenciadas como estagiário? O objeto da pesquisa é a análise do planejamento e aplicação das propostas de Dança-Educação pelo pesquisador em instituições representativas do Ensino Formal Público e de Projetos Sociais de difusão da linguagem da Dança e de ação cultural e educativa. O objetivo foi realizar uma reflexão sobre a experiência como estagiário regente nas referidas instituições de ensino no que diz respeito aos seguintes aspectos: primeiro, a aceitação por parte dos estudantes/participantes em relação aos conteúdos e ações propostas nas aulas. Para especificamente buscar compreender as diversas formas de ensino da Arte da Dança em instituições que apresentam objetivos e necessidades também distintas, de acordo com seu público alvo e as peculiaridades que envolvem cada um deles. Discutir sobre as teorias estudadas nas disciplinas do curso de licenciatura em dança relacionados à educação comparando-as à realidade que encontramos nas práticas fora da Universidade. Outro ponto foi o desenvolvimento das propostas de trabalho realizadas por mim como estagiário regente.
Palavras-chave DANÇA-EDUCAÇÃO, DANÇA NA ESCOLA, FORMAÇÃO DOCENTE EM DANÇA.
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,64 segundos.