“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13136

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística
Setor Departamento de Letras
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Giulliana Mendes Cária
Orientador ADRIANA DA SILVA
Título O processo de modalização em notícias sobre manifestações políticas
Resumo O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 e se trata de uma pesquisa de mestrado em Letras em desenvolvimento. Buscamos investigar o processo de modalização enquanto estratégia argumentativa em notícias sobre manifestações políticas ocorridas no Brasil no ano de 2019 divulgadas nos portais online das Revistas Carta Capital e Veja e do G1, a partir da análise descritivo-interpretativa das ocorrências modalizadoras. A mídia e os veículos de comunicação existem, teoricamente, com o objetivo de informar sobre atualidades e acontecimentos, o que deveria ocorrer de maneira imparcial e neutra. Contudo, entendemos que a argumentação constitui atividade intrínseca a qualquer discurso, estando presente em qualquer produção linguística (KOCH, 2004), inclusive no âmbito jornalístico. A argumentação pode ser observada de diferentes maneiras, de forma que a modalidade também opera como um mecanismo em sua construção. Assim como Neves (2006, p. 152), entendemos que a modalidade é um conjunto de relações entre locutor, enunciado e realidade objetiva, sendo utilizada pelos produtores para criar certo afastamento ou aproximação com aquilo que é dito. Para Ávila e Cária (2017, p. 120), as expressões linguísticas que exprimem modalidade permitem ao falante qualificar o que enuncia como possível, provável ou necessário de acordo com suas crenças e opiniões. Nas notícias, a modalidade opera como um recurso da argumentação, pois possibilita que os redatores tragam seus posicionamentos para o texto sem explicitá-los, aparentando objetividade e imparcialidade. Este trabalho é descritivo-interpretativo e apresenta aspectos qualitativo e quantitativo, pois realizaremos as análises para quantificar as diferentes ocorrências modalizadoras e as classificaremos. Nosso objetivo se pauta, portanto, em identificar e analisar os processos modalizadores em 16 notícias selecionadas em portais de notícias online, sendo 8 da Veja, 3 da Carta Capital e 5 do G1, referentes às manifestações contra os cortes na educação, que ocorreram entre os meses de maio e junho de 2019. Para tal, realizamos a leitura das notícias e a busca pelas ocorrências modalizadoras. Em um primeiro momento, classificamos os resultados quanto ao meio de expressão a partir de Neves (2006) e obtivemos como resultado o total de 164 ocorrências de processos modalizadores nas 16 notícias analisadas, sendo 108 verbos modalizadores, 33 verbos de opinião ou crença, 1 advérbio modalizador e 22 categorias gramaticais. A pesquisa ainda se encontra em desenvolvimento e aponta resultados iniciais, que até o momento confirmam a grande incidência de verbos modalizadores nas notícias. Buscaremos explicar, no decorrer da pesquisa, como a modalidade opera enquanto ferramenta argumentativa e em que medida, ao mesmo tempo em faremos a quantificação dessas ocorrências para comprovação de nossas hipóteses.
Palavras-chave Argumentação, processo de modalização, notícias.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,62 segundos.