“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13108

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Física Geral
Setor Departamento de Física
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Karoline Aparecida Margarida Ferreira França
Orientador APARECIDA DE FATIMA ANDRADE DA SILVA
Título Ensino e aprendizagem de ciências: o uso de Modelos Didáticos Construtivistas no Ensino Médio Integrado
Resumo O Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Viçosa foi iniciado em agosto de 2018 e concluído em janeiro de 2020. Nossa equipe era multidisciplinar, composta por estudantes de quatro licenciaturas diferentes: Ciências Biológicas, Física, Química e Matemática, formando o “Núcleo de Ciências e Matemática”. No primeiro momento, durante o curso de formação, fizemos um estudo acerca de Modelos Didáticos, supervisionado pela coordenadora do núcleo pois "a ideia de um modelo didático permite abordar (de maneira simplificada como qualquer modelo) a complexidade do ambiente escolar, ajudando ao mesmo tempo a propor procedimentos para intervir nesse ambiente e, portanto, sustentar linhas de pesquisa educacional e formação de professores" (Garcia, 2000). Dito estudo serviu como base teórica para a execução das diversas atividades do Ensino Médio Integrado (EMI) da Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres, com vistas a propiciar também importantes reflexões acerca de práticas didático-pedagógicas para os futuros professores. A metodologia de ensino adotada inicialmente consistiu na aplicação de um roteiro de práticas a serem realizadas no Laboratório de Física da escola. Cabe destacar que dito laboratório passou por um período prévio de reformas executadas pelo estudante residente da Física, a fim de preparar um ambiente propício para o desenvolvimento das práticas laboratoriais dos estudantes do 1ro Ano do EMI. As aulas práticas iniciavam com a definição dos objetivos de estudo: verificar experimentalmente as equações físicas trabalhadas em aulas teóricas e a apresentação dos aparelhos experimentais a serem usados durante a aula. Posteriormente, os estudantes realizavam a coleta de dados experimentais para serem confrontados com a teoria física, a análise dos mesmos era realizada fazendo uso de ferramentas matemáticas conhecidas pelos estudantes e as discussões finais se davam através de um questionário sobre o experimento realizado. Os resultados da aplicação de Modelos Didáticos Construtivistas nas aulas práticas do EMI se refletiram na evolução gradual e significativa da postura dos estudantes em relação à alfabetização científica desenvolvida, no sentido de que houve um impacto positivo no processo de ensino e aprendizagem de ciências. Finalmente, a relevância das atividades realizadas no EMI sob orientação do residente da Física ficou impressa no desempenho satisfatório e promissor mostrado pelos estudantes pois, em comparação com as atividades realizadas no Modelo Tradicional, nas atividades propostas com base nos Modelos Construtivistas os estudantes demonstraram mais autonomia e uma certa segurança para falar de conceitos científicos que abrangem não somente a Física mas também as diversas áreas do conhecimento.
Palavras-chave Residência Pedagógica, Ensino de Ciências, Formação de Professores
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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