Resumo |
O Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Viçosa foi iniciado em agosto de 2018 e concluído em janeiro de 2020. Nossa equipe era multidisciplinar, composta por estudantes de quatro licenciaturas diferentes: Ciências Biológicas, Física, Química e Matemática, formando o “Núcleo de Ciências e Matemática”. No primeiro momento, durante o curso de formação, fizemos um estudo acerca de Modelos Didáticos, supervisionado pela coordenadora do núcleo pois "a ideia de um modelo didático permite abordar (de maneira simplificada como qualquer modelo) a complexidade do ambiente escolar, ajudando ao mesmo tempo a propor procedimentos para intervir nesse ambiente e, portanto, sustentar linhas de pesquisa educacional e formação de professores" (Garcia, 2000). Dito estudo serviu como base teórica para a execução das diversas atividades do Ensino Médio Integrado (EMI) da Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres, com vistas a propiciar também importantes reflexões acerca de práticas didático-pedagógicas para os futuros professores. A metodologia de ensino adotada inicialmente consistiu na aplicação de um roteiro de práticas a serem realizadas no Laboratório de Física da escola. Cabe destacar que dito laboratório passou por um período prévio de reformas executadas pelo estudante residente da Física, a fim de preparar um ambiente propício para o desenvolvimento das práticas laboratoriais dos estudantes do 1ro Ano do EMI. As aulas práticas iniciavam com a definição dos objetivos de estudo: verificar experimentalmente as equações físicas trabalhadas em aulas teóricas e a apresentação dos aparelhos experimentais a serem usados durante a aula. Posteriormente, os estudantes realizavam a coleta de dados experimentais para serem confrontados com a teoria física, a análise dos mesmos era realizada fazendo uso de ferramentas matemáticas conhecidas pelos estudantes e as discussões finais se davam através de um questionário sobre o experimento realizado. Os resultados da aplicação de Modelos Didáticos Construtivistas nas aulas práticas do EMI se refletiram na evolução gradual e significativa da postura dos estudantes em relação à alfabetização científica desenvolvida, no sentido de que houve um impacto positivo no processo de ensino e aprendizagem de ciências. Finalmente, a relevância das atividades realizadas no EMI sob orientação do residente da Física ficou impressa no desempenho satisfatório e promissor mostrado pelos estudantes pois, em comparação com as atividades realizadas no Modelo Tradicional, nas atividades propostas com base nos Modelos Construtivistas os estudantes demonstraram mais autonomia e uma certa segurança para falar de conceitos científicos que abrangem não somente a Física mas também as diversas áreas do conhecimento. |