Resumo |
Nas disciplinas voltadas ao ensino de máquinas elétricas, o conhecimento por muitas vezes é prejudicado pela impossibilidade de visualização prática dos conceitos apresentados em aulas teóricas ou por um distanciamento dos métodos de construção de modelos de máquinas. Por esta razão, este projeto propõe a criação de modelos didáticos de máquinas elétricas em impressoras 3D, visando sua utilização em estudos relacionados, otimizando o aprendizado através de uma abordagem prática e visual. O projeto atual, que trata da construção do modelo didático de uma máquina de indução trifásica (MIT), se iniciou com a análise da estrutura de alguns motores desse tipo, presentes no laboratório de máquinas elétricas da UFV. Assim, para prosseguimento do protótipo foi necessário o desenvolvimento dos cálculos matemáticos e para isso, foi acompanhada bibliografia específica e cartilhas sobre recomendações e passo a passo para construções de máquinas elétricas funcionais, com os cálculos e tabelas fundamentais. Desta forma, estas informações foram agrupadas e os próximos passos envolveram a criação do modelo das partes da máquina em software gráfico, que foram usadas posteriormente em impressão 3D disponíveis nos departamentos da universidade. Posteriormente, para o funcionamento do campo girante do MIT foram utilizadas técnicas para confeccionar o enrolamento do estator, que envolvem o funcionamento do campo girante do MIT. Assim, o protótipo de estator já bobinado foi submetido a testes práticos, como o teste de polaridade e o teste de campo girante para comparação com os modelos teóricos e validação dos métodos de enrolamento. Assim, foi possível medir as resistências internas dos enrolamentos (que provocam perdas no MIT), assim como observar pelos testes o funcionamento correto do campo, apesar de desvios no comportamento das fases que podem comprometer o giro do rotor. Através dos resultados obtidos dos ensaios é possível notar que se deseja um comportamento mais uniforme das três fases, para evitar problemas de funcionamento na máquina. Além disso, com todas as partes do motor impressas, ainda são necessários a montagem final do MIT que envolvem o curto-circuito das ligações do rotor, a usinagem do eixo para que a máquina possa ser finalmente testada. |