“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13067

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Carlos Eduardo Guimarães
Orientador ANDREA BERGALLO SNIZEK
Título Estudos de Composição em Dança/Performance: Os arquétipos do Tarot como Referência Motivacional Para Um Processo de Criação
Resumo Esta pesquisa teve como referência inaugural as imagens dos arquétipos e mitologias do Tarot, que conforme Jung, são originadas em padrões do inconsciente coletivo, pois retratam de certa forma padrões de percepções e comportamentos culturais. Buscou-se através desse universo acessar e potencializar a criatividade dos participantes tendo-as como inspiração para um processo de composição em dança. O projeto foi desenvolvido em parceria com o Núcleo de Estudos e Práticas Artístico Corporais, NEPARC - Viçosa/MG, no Departamento de Artes e Humanidades da UFV, Curso de Dança. Pretendeu-se com a pesquisa, produzir um processo de composição, através das cartas do Tarot, e também fomentar discussões sobre dança e imaginário. Tratou-se de uma pesquisa teórico-prática, qualitativa, de perfil fenomenológico, orientada por um olhar interpretativo, onde foi proposto o exercício de diálogo interno, entre as mensagens dos arcanos e as próprias percepções dos participantes sobre as cartas e as relações dinâmicas em seus processos de construção de linguagens artístico corporais. Como resultado obteve-se a criação do espetáculo ‘TAUTOCRONIA’, este fundamentado nas percepções, imaginações e corporeidades dos intérpretes em estreita relação com o imaginário criado e descoberto dos Arquétipos do Tarot. Uma pesquisa fundamentada nas corporeidades de cada artista e suas percepções sobre os arquétipos do tarot. Cada figura das cartas retiradas em jogo, sugeriu movimentações, gestuais únicos inspirados em suas imagens e os sentidos textuais estudados. Para além do citado, resultou ainda em discussões e transformações sobre as relações de poder comuns no campo da dança, mais especificamente, as entre coreógrafos e intérpretes, oportunizando um novo modo de compreender e agir as tomadas de decisões para e sobre criações artísticas. Todos os envolvidos puderam reconhecer suas atuações como colaborativas e determinantes no resultado final percebendo que este fato não diminuiu ou afetou a autoria do coreógrafo. Esta forma de proceder, sem replicar hierarquias comuns ao campo da dança, fez deste estudo uma aventura de partilha de percepções, de conhecimentos pessoais para e na construção de um discurso artístico. Reconhecer novas formas de presença de artistas/pesquisadores e formadores de opinião, em um processo de criação, como se deu para e nesse processo é reconhecê-lo como fonte de conhecimento e de produção desse conhecimento.
Palavras-chave Composição, Dança/Performance, Tarot
Forma de apresentação..... Vídeo
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