“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13064

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Clara Fernandes de Souza Araújo
Orientador PEDRO PAULO DO PRADO JUNIOR
Outros membros Ana Caroline Moreira, Lilian Ferreira Fietto
Título Trabalhando os mitos e verdades sobre pediculose com crianças de uma escola pública no município de Viçosa-MG: Um relato de experiência.
Resumo DESCRIÇÃO: Pediculose de cabeça é a infestação nos cabelos pelo parasita Pediculus humanus, a transmissão ocorre pelo contato direto ou pelo uso de adereços de pessoas contaminadas. O piolho de cabeça é um problema mundial e bem recorrente nas escolas, principalmente na idade entre três e dez anos, muitas crianças passam a ter um sentimento de vergonha e deixam de ir à escola por isso. PÚBLICO ALVO: Estudantes de uma escola pública do município de Viçosa-MG. JUSTIFICATIVA: Prevalência de transmissão de pediculose em crianças e adolescentes nas escolas. OBJETIVO: Relatar a experiência de uma atividade educativa realizada com crianças de uma escola pública no município de Viçosa-MG. METODOLOGIA: As ações de educação e saúde, ocorreram como prática da disciplina Enfermagem, Saúde e Sociedade II, no segundo semestre de 2019. Nessa disciplina os discentes do curso de Enfermagem, acompanhados de um docente realizam atividades práticas nas unidades de saúde do município, atendendo aos ciclos vitais. Nesse resumo será apresentado as atividades de educação em saúde em relação ao cuidado corporal, abordando os mitos e verdades sobre a pediculose de cabeça. Essa temática foi definida a partir de um encontro da diretora e professores da escola, tendo em vista um assunto que é recorrente no ambiente escolar. RESULTADOS: Para a realização da atividade de educação em saúde optou-se por utilizar brincadeiras para abordar os temas propostos, acredita-se que dessa forma os alunos podem absorver melhor as informações. Outra estratégia adotada foi a utilização de caixas misteriosas onde haviam mitos e verdades sobre esse parasita. Durante a atividade, reservou-se um momento de apresentação, em seguida em roda a caixa misteriosa era passada e cada criança retirava uma pergunta e essa era avaliada e respondida pelas crianças e logo após os estudantes de enfermagem completavam contribuindo para a construção do conhecimento da criança. Em uma outra caixa haviam equipamentos e produtos utilizados para o tratamento e eliminação do parasita. CONCLUSÕES: Ficou evidente que as crianças sabiam sobre a pediculose de cabeça mas tinham receio e vergonha de conversar sobre o assunto, isso foi desconstruído com o passar das horas. Após as brincadeiras e explicações recebemos, das crianças, diversas cartinhas de agradecimento e desenhos que continham as informações que foram dadas á eles, no entanto, percebeu-se que as crianças realmente aprenderam sobre o assunto e que a vergonha de conversar sobre isso foi desconstruída.
Palavras-chave Enfermagem, Educação em Saúde, Enfermagem na Escola
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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