“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13042

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciência da computação
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Nicholas Estevão Pereira de Oliveira Rodrigues Bragança
Orientador MARCUS HENRIQUE SOARES MENDES
Título Uso do ambiente gladCode para o desenvolvimento de habilidades em programação de computadores
Resumo No contexto de jogos digitais, os jogos sérios focam mais em fins educacionais do que na diversão em si, porque têm grande potencial imersivo que pode ser usado para motivar e ajudar estudantes na sua aprendizagem. Nesse contexto, o ambiente gladCode é um jogo sério de programação, que visa estimular e facilitar a aprendizagem de lógica de programação. Em vista disso, o objetivo deste trabalho é utilizar a plataforma gladCode como forma de estimular a engenhosidade e interesse de estudantes pela lógica de programação em C. A metodologia do projeto foi dividida nas seguintes etapas: estudo geral do ambiente gladCode e do editor de gladiadores, estudo específico das funções da Application Programming Interface (API) do ambiente de simulação, criação de gladiadores com diferentes perfis, programação do comportamento dos gladiadores e simulação das diferentes estratégias de luta deles no ambiente, realização de um minicurso do ambiente e de uma competição interna na CEDAF, análise dos resultados obtidos, redação de resumo para o SIA e redação do Relatório Final. Vale destacar que o minicurso sobre o ambiente gladCode, voltado para os discentes do terceiro período do curso Técnico em Informática da CEDAF/UFV, pretendia descrever o ambiente virtual e seu funcionamento, utilizando os materiais produzidos, para que os discentes pudessem realizar uma competição interna. Porém, devido à pandemia de COVID-19 e à suspensão das aulas, não foi possível realizar o minicurso durante o período de vigência da bolsa. Por isso, a partir dos slides elaborados para o minicurso, foram produzidas aulas em vídeo em vista da possibilidade de realização do minicurso de forma remota na Semana da Computação Júnior (SECOM-JR/UFV Florestal). Além disso, também foi feita uma comparação de aspectos do ambiente gladCode com a descrição de aspectos de outros ambientes, já existente na literatura. O ambiente escolhido para comparação foi o RoboCode, muito semelhante ao anterior, porque possui conceitos similares e é amplamente difundido entre usuários. Vale destacar que o ambiente gladCode foi desenvolvido com base na plataforma RoboCode. Em geral, os resultados do projeto evidenciam que algumas características tornam a plataforma gladCode mais viável para ser aplicada como ferramenta de auxílio ao estudo de lógica de programação no cenário educativo nacional, como o fato de estar disponível em português. Além disso, o estudo das funções da API, a programação do gladiador e os resultados de diversas lutas de teste realizadas contra os gladiadores de treino da plataforma mostram a flexibilidade do ambiente gladCode, que permite a programação de diversos comportamentos e formas de luta utilizando as mesmas funções da API, exigindo que o usuário as combine de forma engenhosa para alcançar o resultado desejado. Portanto, é por causa dessa flexibilidade que a gladCode é capaz estimular a criatividade e engenhosidade do usuário e facilitar a aprendizagem de lógica de programação.
Palavras-chave jogos sérios digitais, gladCode, programação em C
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,63 segundos.