| ISSN | 2237-9045 |
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| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Pesquisa |
| Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
| Área temática | Artes |
| Setor | Departamento de Artes e Humanidades |
| Bolsa | PIBIC/CNPq |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Apoio financeiro | CNPq |
| Primeiro autor | Josimáteus Geraldo Ataíde Rocha da Silva |
| Orientador | EVANIZE KELLI SIVIERO ROMARCO |
| Título | O impacto de uma abordagem de Daça sobre a ansiedade, estresse e depressão em universitários |
| Resumo | A ansiedade, o estresse e a depressão são desordens mentais comuns que costumam estar associadas entre si e que impactam negativamente vida dos universitários. Elas também são apontadas como desordens associadas ao suicídio e alcoolismo no que tange a este público. Este estudo de campo de natureza exploratória e descritiva, possui o objetivo de analisar os níveis de estresse, ansiedade depressão participantes de vivências corporais baseadas no Contato improvisação (CI). Inicialmente, foi realizado o chamamento público aos estudantes para a participação na pesquisa através de um projeto de extensão denominado Vivências Corporais. No ato da inscrição, os voluntários preencheram quatro questionários: uma ficha sociodemográfica, o Inventário de Ansiedade de Beck (BAI), a Escala de Estresse Percebido (PSS) e o Inventário de Depressão de Beck (BDI). Os voluntários passaram pelo total de três avaliações sendo uma pré-avaliação, outra na sexta semana de atividades e a última ao findar da pesquisa em doze semanas. Para a coleta dos dados qualitativos foram utilizados um diário de bordo do pesquisador e também o registro através de material videográfico. As atividades práticas ocorreram duas vezes na semana durante doze semanas, com duração de 60 minutos cada encontro. Ao findar da intervenção, os scores, anotações e imagens obtidos foram tabulados e analisados. A análise identificou que a fase inicial do semestre é o período mais disfuncional para os estudantes, contrapondo-se ao período final. A ansiedade e o estresse atingiram o estrato médio, com 25,33 pontos e 32,17 pontos respectivamente. Já o estresse, foi qualificado como leve, atingindo a média de 19,29 pontos. A análise qualitativa demonstrou que intervenção influenciou positivamente autoconhecimento e convívio social; autoexpressão; positivismo; autoestima; autoconfiança; autonomia e autocontrole dos voluntários. Conclui-se que a abordagem de Dança através do Contato Improvisada utilizada neste estudo, mostrou-se efetiva no como estratégia de combate à ansiedade, ao estresse e à depressão. Todavia, fazem-se necessários novos estudos com uma população maior e mais homogênea, afim de elucidar melhor o assunto. Desse modo, sugere-se que ocorra o monitoramento dos estudantes via sapiens duas vezes durante o semestre. |
| Palavras-chave | Estresse, Ansiedade, Depressão |
| Forma de apresentação..... | Vídeo |
| Link para apresentação | Vídeo |
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