“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 13026

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Artes
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Josimáteus Geraldo Ataíde Rocha da Silva
Orientador EVANIZE KELLI SIVIERO ROMARCO
Título O impacto de uma abordagem de Daça sobre a ansiedade, estresse e depressão em universitários
Resumo A ansiedade, o estresse e a depressão são desordens mentais comuns que costumam estar associadas entre si e que impactam negativamente vida dos universitários. Elas também são apontadas como desordens associadas ao suicídio e alcoolismo no que tange a este público. Este estudo de campo de natureza exploratória e descritiva, possui o objetivo de analisar os níveis de estresse, ansiedade depressão participantes de vivências corporais baseadas no Contato improvisação (CI). Inicialmente, foi realizado o chamamento público aos estudantes para a participação na pesquisa através de um projeto de extensão denominado Vivências Corporais. No ato da inscrição, os voluntários preencheram quatro questionários: uma ficha sociodemográfica, o Inventário de Ansiedade de Beck (BAI), a Escala de Estresse Percebido (PSS) e o Inventário de Depressão de Beck (BDI). Os voluntários passaram pelo total de três avaliações sendo uma pré-avaliação, outra na sexta semana de atividades e a última ao findar da pesquisa em doze semanas. Para a coleta dos dados qualitativos foram utilizados um diário de bordo do pesquisador e também o registro através de material videográfico.
As atividades práticas ocorreram duas vezes na semana durante doze semanas, com duração de 60 minutos cada encontro.
Ao findar da intervenção, os scores, anotações e imagens obtidos foram tabulados e analisados.
A análise identificou que a fase inicial do semestre é o período mais disfuncional para os estudantes, contrapondo-se ao período final. A ansiedade e o estresse atingiram o estrato médio, com 25,33 pontos e 32,17 pontos respectivamente. Já o estresse, foi qualificado como leve, atingindo a média de 19,29 pontos.
A análise qualitativa demonstrou que intervenção influenciou positivamente autoconhecimento e convívio social; autoexpressão; positivismo; autoestima; autoconfiança; autonomia e autocontrole dos voluntários.
Conclui-se que a abordagem de Dança através do Contato Improvisada utilizada neste estudo, mostrou-se efetiva no como estratégia de combate à ansiedade, ao estresse e à depressão.
Todavia, fazem-se necessários novos estudos com uma população maior e mais homogênea, afim de elucidar melhor o assunto. Desse modo, sugere-se que ocorra o monitoramento dos estudantes via sapiens duas vezes durante o semestre.
Palavras-chave Estresse, Ansiedade, Depressão
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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