Resumo |
A Comunicação Organizacional (CO) tem se tornado cada vez mais importante dentro das intuições e nos estudos acadêmicos. A forma como uma instituição se comunica com seus colaboradores, clientes e públicos de interesse é extremamente importante para a formação da sua imagem/marca (BALDISSERA; ARAÚJO, 2007). Entre essas instituições que a Comunicação Organizacional é importante podemos citar as Cooperativas, instituições que são guiadas por uma série de princípios que buscam promover a democracia, a participação e a representação de seus membros. A comunicação apresenta-se então como um importante espaço para a propagação dos ideais cooperativistas (SOUZA, et al. 2018). Neste contexto, esta pesquisa analisou a diversidade na representação do público rural na Comunicação Organizacional da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da União dos Vales do Piranga e Matipó LTDA, conhecida como Sicoob União. Para isso, foi realizado um estudo de caso, metodologia descrita por Gil (2008) como uma análise mais profundada sobre um ou poucos objetos o que permite realizar inferências mais detalhadas e específicas. O corpus investigado foram 14 cooperados, um atendente de crédito rural e o responsável do setor de comunicação e marketing da cooperativa. Após a escolha desses atores realizou-se entrevistas semiestruturadas. Também fazem parte do corpus as publicações da página “Sicoob União dos Vales” na rede social Facebook. Como recorte temporal para análise das publicações nas redes sociais da cooperativa, escolheu o ano de 2019, dando destaque para a publicações que faziam referência e/ou representavam o público rural. Os dados foram analisados utilizando-se do método da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Ao cruzar as informações dadas pelos colaboradores entrevistados com as campanhas postadas na rede social, a intenção foi verificar se houve valorização da diversidade nas campanhas de divulgação e, ao mesmo tempo, perceber coerência entre a concepção de diversidade adotada discursivamente pelos entrevistados e a sua manifestação nas peças de comunicação da cooperativa. Os resultados obtidos revelam que ações comunicacionais voltadas ao público rural possuem exclusivamente cunho mercadológico e não representa a diversidade de contextos sociais existentes no campo. Há uma padronização na representação do homem, branco, jovem e monocultor. As mulheres não possuem sua contribuição no labor rural devidamente reconhecida nas peças comunicacionais, uma vez que as mesmas praticamente não são representadas. O que se percebe é uma lacuna entre a teoria e a prática dos preceitos cooperativistas por parte da cooperativa, que não busca integrar de forma efetiva e diversa o público rural em sua comunicação. |