Resumo |
A presente pesquisa faz parte do projeto “Relações entre desigualdades sociais e desigualdades escolares”, registrado na Plataforma Brasil sob o número CAAE 01435718.4.0000.5153, e foi financiada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Fundação Arthur Bernardes (PIBIC-Funarbic) 2019-2020. Teve como objetivo principal analisar e relacionar o habitus estudantil dos alunos em distorção idade-série com a reprovação escolar, tendo como foco os alunos do primeiro ano do Ensino Médio Estadual, tanto os que estudam nas dependências do campus da UFV quanto os que estudam no prédio próprio da Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende, a fim de averiguar se há relação entre as características que compõem os habitus e as taxas estudadas. A metodologia proposta reunia procedimentos quantitativos e qualitativos, utilizando as seguintes fontes: dados cadastrais, em âmbito nacional de acordo com o Censo Escolar e localmente fornecidos pela escola investigada, e entrevistas semi-estrutradadas, com estudantes e professores, seguindo preceitos éticos validados pelo Parecer nº 3.077.865 do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Viçosa. Os dados cadastrais disponibilizados pela escola e os dados das entrevistas realizadas foram analisados de acordo com referencial teórico-metodológico bourdieusiano. Embora a pesquisa tenha sido prejudicada com a suspensão das atividades letivas provocada pela pandemia de COVID-19, com os dados que foram possíveis coletar, foi visto que a necessidade de trabalhar para incrementar a renda familiar é comum entre os alunos em distorção idade-série. O número de meninos em distorção é muito maior do que o de meninas na mesma situação. Quanto ao habitus estudantil, nota-se que, do ponto de vista dos alunos, o comportamento dos colegas não interfere em seu resultado escolar, mas ao perguntar se os colegas também são repetentes ou têm os mesmos hábitos de estudos eles dizem que sim, mostrando que pode haver influência entre pares na socialização experimentada por esses alunos. |