“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 12973

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq, FAPEMIG
Primeiro autor Fabíola Faria da Cruz Rodrigues
Orientador MARIA DAS DORES SARAIVA DE LORETO
Outros membros Edna Lopes Miranda, Nilva Celestino do Carmo
Título O Programa Mulheres Mil: uma estratégia política educacional na atenuação da violência feminina?
Resumo A violência contra a mulher é um fenômeno que tem se intensificado em todas as sociedades e grupos sociais. Conforme dados do Mapa de Violência, no Brasil, prevalece a agressão física, ocorrida no ambiente doméstico e familiar, cometida preferencialmente por homens, com os quais as vítimas mantêm/mantiveram uma relação afetiva, de mais de 5 anos. Teles(2015) argumenta que, como forma de prevenção da violência feminina, é preciso assegurar o protagonismo das mulheres, por meio de políticas públicas de educação, geração de emprego e serviços essenciais, equidade no trabalho doméstico e no trabalho remunerado, independência e autonomia. Diante disso, surgiu no Brasil o Programa Mulheres Mil(PMM), que iniciou seu processo de implantação em 2007, buscando minimizar a exclusão social feminina, através do aumento do nível de escolaridade, acesso ao mercado de trabalho, aumento da autonomia e redução da taxa de violência. O objetivo da pesquisa foi analisar o processo de construção e alcance do PMM, como estratégia política educacional para a mitigação da violência feminina, no estado de Minas Gerais, especificamente, nos municípios de Santos Dumont e Barroso, por meio de pesquisa bibliográfica e documental; análise de registros em arquivos e entrevistas semiestruturadas com as egressas do PMM. Os resultados obtidos mostraram que o PMM, inspirado no modelo canadense, foi inserido no Plano Brasil sem Miséria, por meio da metodologia “Acesso, Permanência e Êxito”, produzindo mudanças na vida do segmento feminino, em termos de aumento das oportunidades sociais colocadas à disposição das mulheres, de forma a aproveitarem as capacidades existentes e adquirirem novas experiências. Quanto aos tipos de violência, vínculo e local, os dados da pesquisa apontaram que a principal forma de agressão sofrida foi a física, sendo o agressor, na sua maioria, o marido, ocorrendo os atos de violência, preferencialmente, dentro da residência. É importante destacar que, embora o controle da violência não tenha sido o objetivo prioritário do PMM, considera-se que a promoção da educação pelo programa contribuiu indiretamente no enfrentamento da violência, por meio do acesso a novos conhecimentos, troca de experiências e integração social, com elevação da autonomia e autoestima (ALVES, 2015). Conclui-se que os esforços do PMM de elevação do nível educacional e capacitação profissional, bem como sua estratégia inicial de incutir nas mulheres o desejo, a motivação e a esperança para que possam se apoderar do protagonismo de suas vidas, constitui uma forma de superar os pensamentos negativos, os transtornos de saúde, insegurança e desequilíbrio emocional e social, derivados da violência; contribuindo, com isso, para a efetividade do programa.
Palavras-chave Política Pública, Educação, Violência feminina
Forma de apresentação..... Painel
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