“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 12970

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa FUNARBIC/FUNARBE
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Jose Victor Soares da Silva
Orientador CRISTIANE CHAVES DE SOUZA
Outros membros Isabela de Souza Santana, Lais Sousa da Silva
Título Conhecimento de estudantes de enfermagem sobre avaliação da dor na classificação de risco
Resumo Introdução: A dor é caracterizada como uma experiência sensorial e emocional desagradável associada a uma lesão tecidual real ou potencial, ou descrita em termos de tal dano. Seu manejo é uma tarefa complexa, e a correta avaliação direciona para uma conduta terapêutica apropriada permitindo a avaliação da qualidade das intervenções. Para isso, é importante a aplicação de instrumentos que avaliem a dor do paciente, que sejam de fácil aplicabilidade, a fim de otimizar o cuidado de enfermagem prestado ao paciente com esta queixa. Em serviços de urgência, a dor é a principal queixa apresentada pelos pacientes e, nestes serviços, para organização do atendimento, os pacientes são classificados conforme a a prioridade clínica para atendimento. Assim, a avaliação correta da dor interfere diretamente no manejo clínico do paciente. Existem diferentes protocolos de estratificação de risco clínico de pacientes, dentre os quais destaca-se o Sistema de Triagem Manchester (STM). Este é o principal protocolo utilizado no Brasil por enfermeiros na classificação de risco em serviços de urgência. O STM utiliza a régua da dor como guia direcionador da avaliação da dor. Este instrumento combina descritores verbais e a impressão do avaliador. Objetivo: verificar o conhecimento teórico dos estudantes do curso de Enfermagem sobre a avaliação da dor durante a classificação de risco, utilizando a régua de dor. Método: estudo transversal realizado com estudantes do último ano do curso de licenciatura em Enfermagem de uma universidade pública brasileira. Os dados foram coletados entre setembro e novembro de 2016, utilizando um questionário que foi auto-respondido pelos estudantes. Realizou-se análise estatística descritiva e inferencial. O estudo atendeu os preceitos éticos para pesquisas envolvendo seres humanos e foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Viçosa (Parecer Nº 1.668.549). Resultados: a maioria dos estudantes (62,1%) conhece a régua da dor e a utilizou em algum momento durante as atividades práticas. A avaliação correta da dor foi diretamente relacionada com a correta classificação de risco do usuário (r=0,773; p < 0,001). A maioria dos estudantes relatou avaliar a dor na prática clínica e utilizar instrumentos nessa avaliação. Conclusão: neste estudo, o conhecimento dos estudantes de Enfermagem sobre a utilização da régua da dor foi satisfatório, indicando um preparo adequado para avaliação desta queixa na prática clínica em serviços de urgência.
Palavras-chave enfermagem, serviços médicos de urgência, medição da dor.
Forma de apresentação..... Painel
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