“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 12969

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Arquitetura e urbanismo
Setor Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Elisa Bomtempo Matos
Orientador ANDRESSA CARMO PENA MARTINEZ
Título Desenvolvimento De Estrutura Gridshell em Processo Generativo Baseado no Desempenho Estrutural.
Resumo Gridshells se popularizaram na Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação a partir da primeira metade do século XX, pela interdependência da forma com o comportamento estrutural (WILLIAMS, 2014). São estruturas reticulares tridimensionais formadas por elementos de barras, compondo uma malha que possibilita a criação de formas complexas, capazes de vencer grandes vãos, portanto, potencialmente eficientes, pois associam eficiência estrutural e liberdade formal (KUNZ; PRAUCHNER, 2015). Apesar do grande número de pesquisas que abordam o Gridshells como superfícies homogêneas, faltam estudos discutindo malhas híbridas.
Para Dimcic (2011), gridshells ótimos são obtidos por meio de um processo de otimização dos padrões da malha. Assim como na natureza, a mudança na disposição dos membros da malha para ajuste da densidade nos pontos vulneráveis tem a tendência de gerar estruturas otimizadas. Dessa maneira, busca-se estudar o processo para obtenção de padrões de grids por um processo de projeto generativo com Gramática da Forma, partindo-se da hipótese que a variabilidade de geometrias geradas, possui efeito direto no incremento da qualidade estrutural do grid.
A Gramatica da Forma é um processo generativo de projeto, baseado em regras, para a produção de padrões bidimensionais ou tridimensionais. Neste estudo, será utilizada como método para a obtenção da composição de malha para o gridshell. Apesar dos vários estudos de gridshells em software paramétrico ou de gramáticas da forma, há uma lacuna entre pesquisas que a combine ambos, simulação e otimização estrutural.
Como metodologia, essa pesquisa apresenta uma abordagem paramétrica e emprega scripts universais para o design de Gridshells com diferentes padrões de malha. Pretendemos formular uma metodologia para aplicação no Karamba 3D, que aborda o desempenho estrutural de acordo com variações na composição geométrica, número de suportes e métodos construtivos. O trabalho procura examinar padrões que melhoram o desempenho estrutural, através de uma discussão paralela entre os métodos de construção ascendente e descendente. Embora o método de construção ascendente seja o mais recorrente nos estudos sobre o tema, neste estudo, o método de construção descendente gerou estruturas com melhor desempenho estrutural.
WILLIAMS, C. What is a shell? In: ADRIAENSSENS, S. BLOCK, P. VEENENDAAL, D. WILLIAMS, C. Shell structures for architecture. Form finding and optmization. Oxon: Routledge. ed. 1, 2014. cap. 3, p. 21-31.
KUNZ, M. PRAUCHNER , M.B. Uso do sistema estrutural gridshell na criação de formas complexas em estruturas de madeira. In: IMED. v.4 n. 1 p.19-25, jan./jun. 2015.
DIMCIC. M; Structural Optimization of Grid Shells based on Genetic Algorithms Stuttgart. Dissertação de Doutorado. Universit¨at Stuttgart. 2011.
Palavras-chave Gridshell, Gramática da Forma, Desempenho Estrutural.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,66 segundos.