Ciência para a Redução das Desigualdades

16 a 18 de outubro de 2018

Trabalho 9810

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG, FUNARBE, MEC
Primeiro autor Maria Gabriela Carvalho de Faria
Orientador JAQUELINE DIAS PEREIRA
Outros membros DAIANE SILVA RESENDE, MIRLEM GONCALVES ROCHA, Nikolas Daves dos Santos
Título Conhecendo o mundo microscópico
Resumo A integração entre a Universidade Federal de Viçosa, Campus Rio Paranaíba (UFV-CRP) e escolas de Rio Paranaíba e região tem propiciado a realização de atividades práticas e lúdicas que estimulam a abstração e criatividade dos alunos da educação infantil e ensino fundamental. Além disso, permitem oportunidades para uma maior fixação e abstração dos conteúdos ministrados nas escolas, contribuindo para um modelo de aprendizagem dinâmico e interativo. Objetivou-se, com este projeto, incentivar a interdisciplinaridade entre os professores da UFV-CRP desenvolvendo atividades que pudessem ser aplicadas aos estudantes da educação infantil e ensino fundamental visando uma maior proximidade entre Universidade-Escola. Para esta atividade, foram realizadas observações em microscópio de luz, no laboratório de microscopia da UFV-CRP, atendendo os alunos do Centro Educacional Paulo Freire, para contemplar os conteúdos de células animais e vegetais e também estudos de fungos e bactérias. As atividades tiveram a participação de 30 alunos e 3 professoras da escola. Foram destacadas as diferenças entre células animais e vegetais, onde os alunos puderam visualizar as lâminas histológicas e montar algumas destas para visualizar as células da saliva e preparo do macerado de pera (Pyrus sp.). Também foram visualizados os cloroplastos da Elodea sp. aprendendo sobre o processo de ciclose e visualizaram algumas lâminas permanentes. Através do corte paradérmico de Commelina sp., os estudantes puderam visualizar os estômatos e entender como ocorrem as trocas gasosas entre planta-ambiente e foi discutido sobre fotossíntese. Tudo isso, com explicações, fotos e desenhos de acordo com a faixa etária, além de um vídeo didático e ilustrativo para fixar o conteúdo apresentado. Os alunos preencheram os exercícios e desenharam as estruturas observadas. Em seguida, aprenderam sobre bactérias e os cuidados com a saúde. Ao final das práticas, as atividades foram recolhidas e avaliadas pela estagiária junto à coordenadora do projeto. Após a avaliação e pontuação das dificuldades e facilidades dos alunos em relação às atividades desenvolvidas, marcou-se uma reunião com as professoras de cada turma, na escola. Nesta reunião, apresentaram-se os resultados e as professoras da escola se comprometeram em reforçar os conteúdos abordados na atividade prática, na sala de aula, para sanar e esclarecer as possíveis dúvidas e dificuldades que foram listadas após a correção das atividades. Concluiu-se então a importância dessa parceria universidade-escola através das atividades realizadas, pois estas além de complementarem o conteúdo abordado em sala proporcionaram experiências que agregam à formação educacional dos alunos envolvidos.
Palavras-chave microscópico, integração, extensão
Forma de apresentação..... Painel
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