Resumo |
A integração entre a Universidade Federal de Viçosa, Campus Rio Paranaíba (UFV-CRP) e escolas de Rio Paranaíba e região tem propiciado a realização de atividades práticas e lúdicas que estimulam a abstração e criatividade dos alunos da educação infantil e ensino fundamental. Além disso, permitem oportunidades para uma maior fixação e abstração dos conteúdos ministrados nas escolas, contribuindo para um modelo de aprendizagem dinâmico e interativo. Objetivou-se, com este projeto, incentivar a interdisciplinaridade entre os professores da UFV-CRP desenvolvendo atividades que pudessem ser aplicadas aos estudantes da educação infantil e ensino fundamental visando uma maior proximidade entre Universidade-Escola. Para esta atividade, foram realizadas observações em microscópio de luz, no laboratório de microscopia da UFV-CRP, atendendo os alunos do Centro Educacional Paulo Freire, para contemplar os conteúdos de células animais e vegetais e também estudos de fungos e bactérias. As atividades tiveram a participação de 30 alunos e 3 professoras da escola. Foram destacadas as diferenças entre células animais e vegetais, onde os alunos puderam visualizar as lâminas histológicas e montar algumas destas para visualizar as células da saliva e preparo do macerado de pera (Pyrus sp.). Também foram visualizados os cloroplastos da Elodea sp. aprendendo sobre o processo de ciclose e visualizaram algumas lâminas permanentes. Através do corte paradérmico de Commelina sp., os estudantes puderam visualizar os estômatos e entender como ocorrem as trocas gasosas entre planta-ambiente e foi discutido sobre fotossíntese. Tudo isso, com explicações, fotos e desenhos de acordo com a faixa etária, além de um vídeo didático e ilustrativo para fixar o conteúdo apresentado. Os alunos preencheram os exercícios e desenharam as estruturas observadas. Em seguida, aprenderam sobre bactérias e os cuidados com a saúde. Ao final das práticas, as atividades foram recolhidas e avaliadas pela estagiária junto à coordenadora do projeto. Após a avaliação e pontuação das dificuldades e facilidades dos alunos em relação às atividades desenvolvidas, marcou-se uma reunião com as professoras de cada turma, na escola. Nesta reunião, apresentaram-se os resultados e as professoras da escola se comprometeram em reforçar os conteúdos abordados na atividade prática, na sala de aula, para sanar e esclarecer as possíveis dúvidas e dificuldades que foram listadas após a correção das atividades. Concluiu-se então a importância dessa parceria universidade-escola através das atividades realizadas, pois estas além de complementarem o conteúdo abordado em sala proporcionaram experiências que agregam à formação educacional dos alunos envolvidos. |