Simpósio de Integração Acadêmica
Campus Rio Paranaíba

Ciência para a Redução das Desigualdades

16 a 18 de outubro de 2018

Apresentação

A Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba, por meio da ação conjunta da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DPG), Diretoria de Ensino (DRE) e da Diretoria de Extensão e Cultura (DXC) promove, entre os dias 16 a 18 de outubro de 2018, a nona edição do Simpósio de Integração Acadêmica - SIA 2018 do Campus Rio Paranaíba.

SIA se consolida como atividade multicampi ampliando sua abrangência como evento institucional, que favorece o alargamento da ação social da nossa universidade sobre as comunidades locais. Desse modo, é concebido e programado conjuntamente pelos campi UFV Viçosa, UFV Florestal e UFV Rio Paranaíba, adotando as áreas temáticas como princípio articulador das atividades acadêmicas, visando promover e consolidar a integração entre pesquisa, ensino e extensão na UFV.

O SIA conta com a participação de toda a comunidade universitária. As apresentações de trabalhos são realizadas por estudantes do Ensino Médio, da Graduação e da Pós-Graduação. Os estudantes das Pós-Graduações, juntamente com os professores do Campus, têm o papel fundamental de atuarem como Avaliadores das apresentações. Os minicursos são ministrados por professores que contam também com a participação tanto de estudantes de graduação quanto de pós-graduação. A interação entre as diversas áreas e entre nosso corpo discente, docente, técnico-administrativo e comunidade é o ponto-chave do evento.

A realização do SIA se dá em paralelo às atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que em 2018 tem como tema "Ciência para a Redução das Desigualdades".

A interdisciplinaridade e a transversalidade abordados no tema podem ser o diferencial para um projeto com grande impacto na sociedade, demonstrando que a popularização da ciência pode ser, de fato, utilizada como ferramenta para o alcance da melhoria de vida e do empoderamento da população. 

Seguindo o mesmo tema da SNCT, a programação do evento incluirá palestras, apresentação de trabalhos (painel e oral), minicursos e atividades culturais.

Sejam todos muito bem-vindos!

Realização



Gerado em 0,23 segundos.