Ciência para a Redução das Desigualdades

16 a 18 de outubro de 2018

Trabalho 11083

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Políticas públicas e desenvolvimento social
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Daniel de Lima Gontijo
Orientador FABIO ANDRE TEIXEIRA
Outros membros JULIENNE DE JESUS ANDRADE, Vivian Raniere Mendes Silva
Título Estudo do processo de expansão das Universidades publicas e o grau absorção de estudantes pelo CRP/UFV.
Resumo A educação é definida, no art. 205 da Constituição Federal de 1988, como sendo um direito de todos e um dever do Estado e da família. Para assegurar esse direito e cumprir seu dever o Estado garante o acesso gratuito ao ensino superior, uma vez que esse tem sido reconhecido como meio de desenvolvimento sustentável, instrumento de transformação social e inserção. Além disso, o Estado define políticas públicas relacionadas a educação, como os programas de expansão do sistema educacional brasileiro. Estes programas tiveram como objetivo principal interiorizar o ensino superior público federal, que no ano de 2002 contava com apenas 45 universidades federais e 148 campus/unidades. Entre 2003 e 2014 foram criadas 18 novas universidades federais vinculadas diretamente a uma política de expansão da educação no Brasil, denominada REUNI (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), criado pelo Decreto nº 6.096/2007, seu objetivo central foi proporcionar melhores condições de ampliação do acesso e permanência na educação superior e no nível de graduação presencial, aproveitando melhor a estrutura física e os recursos humanos existentes nas universidades federais. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo principal, analisar a amplitude de absorção de alunos pela UFV/CRP em três diferentes aspectos relacionados a origem dos alunos: na região de planejamento do Alto Paranaíba, em Minas Gerais e do Brasil. De forma específica pretendeu-se resgatar os avanços do REUNI e os impactos do processo de expansão da educação de nível superior. Conclui-se que, a partir das informações apresentadas pelo Mec/Inep nos anos de 2009, 2010, 2013 e 2016 referentes ao Censo da Educação Superior no Brasil pode-se perceber o contexto de mudanças e expansão em que as Instituições de Ensino Superior estão inseridas mais especificamente as Instituições Públicas de Ensino Superior. De 2008 para 2009, o número de instituições públicas no Brasil cresceu 3,8%, passando a contar com 245 instituições públicas. Tendo como referência à quantidade de matriculas efetuadas nas IFES percebeu-se também um grande crescimento entre os anos de 2001 a 2010, passando de 504.797 para 938.656 matriculas em 2010. Considerando apenas o período de 2009/2010 houve um crescimento de 11, 8% no número de matriculas. No tocante ao Campus UFV/CRP, os dados corroboram com o que se percebe no dia a dia do campus, ou seja, as cidades de São Gotardo, Carmo do Paranaíba e Rio Paranaíba possuíam, em 2007, 48% da quantidade total de alunos da UFV-CRP, passando para 39% em 2018. Já o estado de Minas Gerais representava 86% do total de alunos no ano de 2007, passando para 85% em 2018, ou seja, 15% dos alunos são provenientes de outros estados. Sendo assim, a UFV-CRP apresenta importância regional e estadual, porém com pequena abrangência nacional, aos moldes do que ocorre com os demais campus que se formaram no período de expansão do REUNI.
Palavras-chave Reuni, Universidades, UFV-CRP
Forma de apresentação..... Oral
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