Resumo |
A educação é definida, no art. 205 da Constituição Federal de 1988, como sendo um direito de todos e um dever do Estado e da família. Para assegurar esse direito e cumprir seu dever o Estado garante o acesso gratuito ao ensino superior, uma vez que esse tem sido reconhecido como meio de desenvolvimento sustentável, instrumento de transformação social e inserção. Além disso, o Estado define políticas públicas relacionadas a educação, como os programas de expansão do sistema educacional brasileiro. Estes programas tiveram como objetivo principal interiorizar o ensino superior público federal, que no ano de 2002 contava com apenas 45 universidades federais e 148 campus/unidades. Entre 2003 e 2014 foram criadas 18 novas universidades federais vinculadas diretamente a uma política de expansão da educação no Brasil, denominada REUNI (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), criado pelo Decreto nº 6.096/2007, seu objetivo central foi proporcionar melhores condições de ampliação do acesso e permanência na educação superior e no nível de graduação presencial, aproveitando melhor a estrutura física e os recursos humanos existentes nas universidades federais. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo principal, analisar a amplitude de absorção de alunos pela UFV/CRP em três diferentes aspectos relacionados a origem dos alunos: na região de planejamento do Alto Paranaíba, em Minas Gerais e do Brasil. De forma específica pretendeu-se resgatar os avanços do REUNI e os impactos do processo de expansão da educação de nível superior. Conclui-se que, a partir das informações apresentadas pelo Mec/Inep nos anos de 2009, 2010, 2013 e 2016 referentes ao Censo da Educação Superior no Brasil pode-se perceber o contexto de mudanças e expansão em que as Instituições de Ensino Superior estão inseridas mais especificamente as Instituições Públicas de Ensino Superior. De 2008 para 2009, o número de instituições públicas no Brasil cresceu 3,8%, passando a contar com 245 instituições públicas. Tendo como referência à quantidade de matriculas efetuadas nas IFES percebeu-se também um grande crescimento entre os anos de 2001 a 2010, passando de 504.797 para 938.656 matriculas em 2010. Considerando apenas o período de 2009/2010 houve um crescimento de 11, 8% no número de matriculas. No tocante ao Campus UFV/CRP, os dados corroboram com o que se percebe no dia a dia do campus, ou seja, as cidades de São Gotardo, Carmo do Paranaíba e Rio Paranaíba possuíam, em 2007, 48% da quantidade total de alunos da UFV-CRP, passando para 39% em 2018. Já o estado de Minas Gerais representava 86% do total de alunos no ano de 2007, passando para 85% em 2018, ou seja, 15% dos alunos são provenientes de outros estados. Sendo assim, a UFV-CRP apresenta importância regional e estadual, porém com pequena abrangência nacional, aos moldes do que ocorre com os demais campus que se formaram no período de expansão do REUNI. |