Resumo |
A formação do profissional para a área de melhoramento genético de plantas deve considerar a necessidade de diálogo com diversas áreas do conhecimento. Deve ser pautada no desenvolvimento de habilidades para seleção de plantas, com uma visão abrangente da agricultura e das novas demandas da sociedade, além de grande capacidade gerencial. Portanto, demonstra-se ser desafiadora a formação de novos profissionais. A produção de videoaulas, cada vez mais comum, tem permitido um novo olhar no relacionamento entre professores, alunos e comunidade, oferecendo aprendizagem e compartilhamento de conhecimento confiável. Nesse sentido, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um acervo de vídeo aulas e material de apoio para o ensino no melhoramento de genético de plantas. O projeto visa atender os estudantes da disciplina AGR 362 - Melhoramento de Plantas, oferecida na UFV Rio Paranaíba e, ainda, divulgar para o público geral interessado no tema, contribuindo para a divulgação da ciência e sua popularização. O projeto videoaulas tem formado um acervo com produção técnico-científica para ser utilizado como guia na formação de novos profissionais, facilitando o processo de aprendizagem através do uso de novas tecnologias educacionais. Foram produzidos conteúdos com a utilização da técnica de aulas narradas, que possibilita a sensação de maior proximidade e identificação do professor pelo aluno, criando um ambiente de maior empatia para exposição e compreensão do conteúdo. As aulas narradas foram desenvolvidas com base em roteiros e uma síntese do conteúdo didático com duração inferior a 10 minutos. O material desenvolvido está sendo preparado para a disponibilização nos canais convencionais da UFV (PVANET) e outros de acesso livre. Além disso, foram coletados depoimentos de profissionais da área que compreendem um registro histórico de grande valor. Tais depoimentos serão disponibilizados no formato de matéria jornalística. Também está sendo desenvolvido material de apoio didático como guias de estudos e o manual do aluno. Tendo em vista a necessidade de levar ao estudante uma vivência além da teórica, o projeto videoaulas tem buscado mostrar a aplicação do conhecimento em aulas práticas, através do uso de novas tecnologias educacionais como a Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom). Dessa forma, desenvolve um novo olhar no relacionamento entre professores, alunos e comunidade, oferecendo aprendizagem e compartilhamento de conhecimento confiável, assim como proporciona aprendizado substancial e diferenciado na área do melhoramento genético de plantas. |