Resumo |
O uso de dispositivos móveis vem se tornando cada vez mais recorrente no cotidiano de diversas pessoas. Tal fato ocorre devido a facilidade de acesso e aplicabilidade desses dispositivos em diversos cenários reais, inclusive na saúde pública. Entretanto quando se trata efetivamente da saúde, informações provenientes deste setor estão disseminadas em locais diferentes, como Portal do SUS, ministério da saúde e portal da secretaria de saúde do município. Fato que pode dificultar o acesso a essas informações de forma simples e práticas, por pessoas não especialistas desses sistemas. Uma maneira de contornar este problema é desenvolver sistemas colaborativos que possibilitam a interação entre pacientes e médicos, de maneira que, eles possam compartilhar informações, como campanhas de prevenção de doenças ou até mesmo alertas de possíveis epidemias. Entretanto, cidades de pequeno porte apresentam déficit na área da saúde no quesito atenção básica, que envolve a ausência no compartilhamento e acesso à informação. Desta maneira, este trabalho tem como objetivo criar uma aplicação para dispositivos móveis onde a população de Rio Paranaíba-MG possuirá acesso a todas as informações sobre o hospital local, como os horários de atendimento dos médicos, quais os exames e serviços são oferecidos e seus respectivos horários e informações a respeito de lotação do hospital em tempo real. Foi realizado uma pesquisa de campo com universitários da Universidade Federal de Viçosa campus Rio Paranaíba e a comunidade local por meio de formulários via internet buscando obter informações sobre a experiência entre a população e o hospital, e a viabilidade de uso do aplicativo em questão. Com isso foi obtido uma amostra de cento e sete pessoas, em sua maior parte jovens, de 17 à 25 anos, em que: a) apenas 15,9% dos entrevistados estavam absolutamente satisfeitos com o atendimento do hospital; b) 26,1% demonstraram satisfação quanto ao tempo de espera para serem atendidos; c) apenas 30% tinham conhecimento sobre informações gerais do hospital. Especificando ainda mais, 78,5% não tinham conhecimento sobre os horários em que eram oferecidos os exames de radiografias e 73,8% não sabem os horários de atendimento dos médicos; d) logo, 68,2% dos entrevistados afirmaram ter interesse em utilizar um aplicativo que disponibilizasse informações de atendimento do Hospital Municipal D. Maria Conceição Santini Valério. Com o levantamento dessas informações sobre o público alvo, a aplicação a ser desenvolvida neste trabalho pode ser considerada uma solução para o auxílio a comunidade local e universitários, reduzindo desgastes em relação a tempo de espera e viagens inoportunas além de facilitar situações emergenciais. |