Resumo |
Este trabalho aborda o problema conhecido na literatura como o problema de construção de grade de horários em universidades. A problemática constitui-se em elaborar um quadro de utilização de salas de aula em conformidade com as disciplinas ofertadas semestralmente, observando os recursos físicos e delimitações lógicas da Instituição de Ensino Superior é visado uma solução de qualidade, onde a alocação de salas de aula seja eficiente. Por apresentar características e requisitos únicos, tais como: a) restrições essenciais, em exemplo, de que determinada disciplina não possa ser ministrada paralelamente por um mesmo professor; b) restrições qualitativas, exemplificando, de que aulas práticas de uma mesma matéria sejam sempre precedidas das aulas teóricas. A diversidade de restrições e variantes que constituem o problema aumentam drasticamente a complexidade de como o problema deve ser modelado para que seja encontrado uma solução viável. Portanto, uma abordagem heurística, procedimento embasado no senso comum apresentando uma solução rápida e fácil para um problema complexo, tem apresentado uma maior relevância na literatura para este tipo de problema. O processo de programação de quadro de horários para utilização de salas de aula é exaustivo e de extrema complexidade quando se é desenvolvido manualmente, tornando-se impraticável. Este estudo trata da problemática de construção de grade de horários para utilização de salas de aulas nos cursos de graduação da Universidade Federal de Viçosa campus Rio Paranaíba, abrangendo seus dez cursos de graduação em detrimento da disponibilidade física da universidade, no que se diz respeito a quantidade limitada de salas de aula, laboratórios, auditórios e ambientes de uso acadêmico restrito, buscando otimizar o processo. A UFV-CRP, neste momento, utiliza um sistema desktop, o CONAC, desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do campus de Viçosa, com o propósito de gerar quadros de horários de aulas. Porém, não há especialização no sistema no que se diz respeito ao aproveitamento dos recursos da universidade de forma eficiente, além disso, diversas etapas do processo são feitas manualmente, como o trâmite de validação da grade gerada pelo sistema juntamente com as coordenadorias dos cursos. Por intermédio de um levantamento bibliográfico e mapeamento do estudo de caso, uma heurística construtiva foi desenvolvida, desta forma, gerando uma solução válida para o problema. Para o desenvolvimento da solução deste trabalho utilizou-se a linguagem de programação python, e os resultados preliminares estão sendo comparados com a solução já utilizada pela UFV-CRP. Esforços estão sendo direcionados para que a solução deste trabalho seja implementada. |