Ciência para a Redução das Desigualdades

16 a 18 de outubro de 2018

Trabalho 11037

ISSN 2237-9045
Instituição Escola Estadual Dr. Adiron Gonçalves Boaventura
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Alimentos, nutrição e saúde humana
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa BIC-Júnior
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Geisylara Luana Rocha
Orientador TATIANA COURA OLIVEIRA
Outros membros Claryssa Maria de Almeida Calazans
Título Capas de uma revista feminina de baixo custo: características das propostas de emagrecimento
Resumo O interesse com relação às formas corporais e a alimentação intensificou-se nas ultimas décadas. O conceito de saúde tomou uma nova proporção no cotidiano das pessoas e passou a incluir a noção de estilo de vida, definido como um conjunto de comportamento integrado de práticas rotinizadas que o individuo passa a seguir (GIDDENS, 2002). Na impressa feminina esta questão surge em revistas por volta de 1980, como uma expressão de um movimento social mais amplo que tornava o corpo como parte da construção da identidade na sociedade moderna. Campos et al. (2016) ao analisarem a produção de sentidos nas capas da revista Boa Forma identificaram a idealização dos corpos magros e sua ligação à realização pessoal e profissional, fazendo associação direta da adequação aos padrões de beleza ao bem-estar e sucesso. Ressalta-se assim o papel da mídia na disseminação de padrões relacionados ao corpo e a alimentação. Este trabalho possui caráter qualitativo e propõe uma análise das estratégias de perda de peso veiculadas nas capas de uma revista feminina de baixo custo. A análise qualitativa foi realizada por meio de uma análise de conteúdo (AC) proposto por Bardin (2002). Realizou-se leitura flutuante do conteúdo escrito das capas e posteriormente uma exploração minuciosa desse material, necessária para o apontamento e seleção das estruturas de relevância presentes nos trechos analisados, distinguindo-os por meio de recortes, numerações e categorização. Realizada em três etapas a AC parte de uma pré-análise onde os procedimentos e hipóteses serão estabelecidos e nortearam a interpretação final. Posteriormente foram realizadas enumerações, categorização, classificações são métodos para a exploração do material (BARDIN, 2002). Observou-se um padrão no formato das capas das 27 edições analisadas. Há sempre a imagem de um artista da televisão brasileira nas capas; as temáticas são quase sempre as mesmas, estando relacionadas à perda de peso, beleza/estética, televisão e religiosidade. Há destaque nas capas para as propostas dietéticas de perda de peso: letras com fontes grandes, cores chamativas e em grifo amarelo para dar ênfase. As propostas vêm sempre localizadas no lado superior esquerdo, logo abaixo do nome da revista - existe intencionalidade no destaque. Os textos se valem da utilização de verbos no imperativo tal qual: “beba”, “detona”, “perca”, “elimina”, “emagreça”, “seque” que funcionam como uma ordem, sugestão ou até conselho para o leitor em questão, sendo também uma maneira de aproximação com o público alvo. Os dados preliminares revelam que através dos discursos e práticas editoriais as revistas buscam captar leitores que anseiam pela perda de peso. A oferta de alimentos segue uma lógica mercantilista, a cada nova edição um novo alimento é proposto. Percebem-se as capas como veículo de disseminação de padrões de comportamento alimentar.
Palavras-chave análise de conteúdo, corpo, nutrição
Forma de apresentação..... Painel
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