Resumo |
O interesse com relação às formas corporais e a alimentação intensificou-se nas ultimas décadas. O conceito de saúde tomou uma nova proporção no cotidiano das pessoas e passou a incluir a noção de estilo de vida, definido como um conjunto de comportamento integrado de práticas rotinizadas que o individuo passa a seguir (GIDDENS, 2002). Na impressa feminina esta questão surge em revistas por volta de 1980, como uma expressão de um movimento social mais amplo que tornava o corpo como parte da construção da identidade na sociedade moderna. Campos et al. (2016) ao analisarem a produção de sentidos nas capas da revista Boa Forma identificaram a idealização dos corpos magros e sua ligação à realização pessoal e profissional, fazendo associação direta da adequação aos padrões de beleza ao bem-estar e sucesso. Ressalta-se assim o papel da mídia na disseminação de padrões relacionados ao corpo e a alimentação. Este trabalho possui caráter qualitativo e propõe uma análise das estratégias de perda de peso veiculadas nas capas de uma revista feminina de baixo custo. A análise qualitativa foi realizada por meio de uma análise de conteúdo (AC) proposto por Bardin (2002). Realizou-se leitura flutuante do conteúdo escrito das capas e posteriormente uma exploração minuciosa desse material, necessária para o apontamento e seleção das estruturas de relevância presentes nos trechos analisados, distinguindo-os por meio de recortes, numerações e categorização. Realizada em três etapas a AC parte de uma pré-análise onde os procedimentos e hipóteses serão estabelecidos e nortearam a interpretação final. Posteriormente foram realizadas enumerações, categorização, classificações são métodos para a exploração do material (BARDIN, 2002). Observou-se um padrão no formato das capas das 27 edições analisadas. Há sempre a imagem de um artista da televisão brasileira nas capas; as temáticas são quase sempre as mesmas, estando relacionadas à perda de peso, beleza/estética, televisão e religiosidade. Há destaque nas capas para as propostas dietéticas de perda de peso: letras com fontes grandes, cores chamativas e em grifo amarelo para dar ênfase. As propostas vêm sempre localizadas no lado superior esquerdo, logo abaixo do nome da revista - existe intencionalidade no destaque. Os textos se valem da utilização de verbos no imperativo tal qual: “beba”, “detona”, “perca”, “elimina”, “emagreça”, “seque” que funcionam como uma ordem, sugestão ou até conselho para o leitor em questão, sendo também uma maneira de aproximação com o público alvo. Os dados preliminares revelam que através dos discursos e práticas editoriais as revistas buscam captar leitores que anseiam pela perda de peso. A oferta de alimentos segue uma lógica mercantilista, a cada nova edição um novo alimento é proposto. Percebem-se as capas como veículo de disseminação de padrões de comportamento alimentar. |