Ciência para a Redução das Desigualdades

16 a 18 de outubro de 2018

Trabalho 11036

ISSN 2237-9045
Instituição Escola Estadual Dr. Adiron Gonçalves Boaventura
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Alimentos, nutrição e saúde humana
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa BIC-Júnior
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Joel Antonio Silva
Orientador TATIANA COURA OLIVEIRA
Outros membros RAQUEL FERREIRA MIRANDA
Título Comunicação em saúde alimentar nas mídias sociais: mindfull eating
Resumo Mindfulness é por definição uma forma específica de concentração intencional usada na busca pelo contato com o presente (KABAT-ZINN, 1990). A prática do mindfulness começa a ser incorporada à medicina comportamental a partir da década de 1980 e se dissemina rapidamente através da década de 1990. Os primeiros trabalhos com o mindfulness foram realizados com o objetivo de redução nos níveis de estresse; sendo sua prática também associada à diminuição de problemas psicossomáticos (GROSSMAN et al., 2003), dor crônica, fibromialgia, transtornos de ansiedade, psoríase. Nos últimos anos surgiram estudos mostrando a prática como promissora no tratamento de transtornos e compulsões alimentares (JORDAN et al. 2014; BESHARA et al, 2013; HENDRICKSON e RASMUSSEN, 2013). Buscou-se levantar os temas mindfulness e mindful eating veiculados em um canal de youtube especializado em abordar transtornos alimentares, obesidade e transtornos de imagem corporal. Esse estudo foi conduzido por meio da abordagem qualitativa sob a perspectiva das áreas da Nutrição e da Psicologia. O youtube é um veículo midiático de comunicação com duas características principais: ele é dinâmico e rápido na disseminação das informações. O material analisado foi procedente do canal “Eu vejo” (105.641 inscritos). Optou-se pela análise de conteúdo (AC) segundo Bardin (2011) para interpretação do material de trabalho. Composta das etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados obtidos/interpretação (MINAYO, 2006). Foram identificados e transcritos sete vídeos relacionados à temática. Das transcrições foram separadas partes semelhantes, buscando-se estabelecer conexões entre as categorias ou unidades de sentido. A partir dos títulos “Tire a sua vida do piloto automático”, “3 minutos por dia”, “Comer com atenção plena”); “Você come no piloto automático? Entenda o é o Mindful Eating: comer com atenção plena”, “Entenda a relação comida x humor” e “Eu não sei a hora de parar de comer” percebe-se que a temática mindfulness e mindful eating é tratada no canal sempre acompanhada de um especialista. Os dados são ainda preliminares, mas evidenciam uma padronização quanto à informação que se quer passar. Primeiro apresenta-se a técnica, depois exercícios nos quais são usados alimentos associados à culpa. Nas duas experiências práticas utilizou-se chocolate. No momento da meditação era realizado um “convite a ouvir o corpo” cujo foco é sair do “piloto automático”. O vídeo apresenta uma preocupação em descrever a técnica como algo efetivo no controle da ansiedade/compulsão alimentar: a jornalista que conduz a entrevista e produtora do canal diz num determinado momento “acreditem, vocês vão aprender a comer hoje”. Entretanto quando a entrevista se desenvolve um pouco mais, ela faz o seguinte comentário: “claro que eu não consegui colocar tudo em prática”. Recomenda-se que mais trabalhos sejam desenvolvidos para melhor compreensão do uso da atenção plena no controle alimentar.
Palavras-chave transtornos alimentares, controle alimentar, mídias sociais
Forma de apresentação..... Painel
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