Resumo |
Ao longo das gerações, a tecnologia tem se tornado cada vez mais presente na vida das pessoas, e num crescente avanço, trás formas de facilitar a vida humana e expandir o conhecimento. Tal avanço possui grande importância no ensino e aprendizagem, pois facilita a comunicação e a transmissão de informações. Porém está cada vez mais difícil acompanhar tamanho fluxo de informações, devido ao seu crescimento exponencial e a necessidade de mais conhecimento demandada pela humanidade – o que gera a preocupação em muitas pessoas e desestímulo em outras. Nesse contexto, este projeto propõe a criação de uma aplicação PWA (Progressive Web Aplication) com o intuito de auxiliar no gerenciamento dos estudos, individual e em grupo, a fim de possibilitar a troca de ideias e esclarecimento de dúvidas por meio de grupos de estudos, nos quais os estudantes podem aprender juntos, proporcionando disciplina e foco, tornando os esforços do estudante mais fáceis e prazerosos com maior eficiência e melhoria do conhecimento. O desenvolvimento do projeto está sendo realizado com base na metodologia ágil Scrum, que é uma forma eficiente de coordenação e criação do projeto, embora tenham sido feitas adaptações para um melhor gerenciamento a fim de se enquadrar no tamanho da equipe e nas etapas seguidas para um melhor desenvolvimento do projeto. Com base no Scrum, a metodologia foi dividida em várias partes, iniciando com uma pesquisa para identificar as necessidades dos usuários e verificar a aceitação do software. Em seguida foi levantado os requisitos do sistema, os quais são ordenados por prioridade para serem implementados cumprindo datas estipuladas, após isso foi feito testes para cada requisito e por fim uma validação, que é uma análise do sistema feita por alguns usuários escolhidos. Essa aplicação, por ser PWA, poderá ser acessada em navegadores Web ou por aparelhos móveis de uma forma simples e prática. A criação da aplicação web mobile foi idealizada por meio de pesquisas e baseada nos resultados de um questionário aplicado a alguns usuários da internet, a fim de obter informações sobre as melhores formas de atingir as pessoas e solucionar problemas relacionados à falta de interesse e gerência nos estudos. Para a criação do projeto, usou-se a linguagem de modelagem UML (Unified Modeling Language), a qual proporcionou uma estrutura para facilitar o direcionamento e desenvolvimento da aplicação. E para o desenvolvimento, foram utilizados os frameworks Vue.js, Quasar e Laravel, que facilitam o processo de criação da aplicação e permitem uma boa experiência para o usuário. Com essas ferramentas, espera-se uma aplicação concisa, prática e fácil de se usar a fim de que o usuário não se desmotive para criar e continuar criando os seus horários e principalmente, não desanime de estudar continuamente e se esforçar para conseguir bons resultados, em vista que muitos entrevistados possuem uma difícil carga horária para conciliar estudos e trabalho. |